Menu
Alemanha

O que vestir no Outono na Alemanha

O que vestir no outono na Alemanha

O outono na Alemanha é lindo! Minha estação favorita. Época de transformação e de passagem, que inspira beleza… O clima é agradável e os dias surgem dourados na colorida folhagem de outono. Os alemães chamam os últimos dias quentes do ano de “Altweibersommer“, um período entre setembro e outubro, quando ainda é quente, brilhante e ensolarado, mas o outono está entrando. Este termo é mencionado desde o início do século XIX, quando o ano foi dividido no inverno e na metade do verão.

Naquela época, a primavera era chamada de “Verão feminino jovem” e o outono se chamava “Alter Weibersommer“. Uma das teorias sobre a composição da palavra é sobre as teias de aranhas, pois “Weiben” é uma antiga expressão alemã que significa “tecer teias”. A outra teoria é sobre a palavra mulher, pois “das Weib” é uma expressão mais coloquial para a mulher, que em alemão é Frau. Juntando as duas teorias, acredita-se que os fios brilhantes das teias de aranha representem os cabelos longos e sedosos de mulheres mais velhas. Seria o Altweibersommer uma outra estação do ano?

Está vindo pra Alemanha nos meses do outono europeu e não sabe que roupa usar na viagem?

Convidei a Lissa Rússolo @aondeeuflor para dar algumas dicas para te ajudar a organizar as peças mais adequadas para trazer na mala.

Outono na Alemanha

O outono na Alemanha começa, oficialmente, no dia 22 de setembro e dura até 21 de dezembro. Apesar de não ser uma estação do ano tão fria quanto o inverno, as temperaturas costumam ser baixas e a sensação de frio é predominante, especialmente para pessoas que moram em países onde faz muito sol e calor, como o Brasil.

Então, se você está com dúvidas sobre como fazer a mala para o outono, confira as dicas:

O que vestir no Outono na Alemanha

SETEMBRO:

No início de setembro ainda é verão na Alemanha. Porém, as temperaturas já começam a baixar e jaquetas e blusas costumam sair do guarda-roupa dos alemães. A máxima no mês é de 19°C. A mínima, 9°C. Outro detalhe importante é a umidade, já que, dos meses do outono, setembro é o que possui mais chance de chuva e, por isso, é sempre bom levar um guarda-chuva na bagagem.

O que levar:

  • Camisetas, sempre! Pois são versáteis, podendo ser usadas por baixo de jaquetas ou de pulôveres ou mesmo sem essas peças, caso as temperaturas não estejam tão baixas para você.
Outono na Alemanha
  • Jaquetas, moletons ou pulôveres que deixem você aquecido e também podem ser usadas por baixo de casacos.
  • Casacos impermeáveis, que, além de proteger da chuva, ajudam a barrar o vento e, com isso, a sensação de frio.
Outono na Alemanha: o que vestir
  • Nas pernas, nada melhor do que o conforto da calça jeans. Mas também é possível usar saias ou vestidos, combinados com meia calça grossa e calçados quentinhos.
  • Para os pés, escolha sapatos fechados e, de preferência, os que não deixam os pés molhados em caso de chuva. É interessante pensar no conforto, porque provavelmente você caminhará bastante para conhecer os pontos que separou em seu roteiro.
Outono na Alemanha: o que vestir
  • Lenços e cachecóis são muito usados pelos alemães como acessórios para proteger do frio e compor o look. E, se você for friorento, traga na bagagem luvas e gorros também, pois quase não ocupam espaço na mala e podem ajudar a te manter quentinho. Ah! Não se esqueça do guarda-chuva!
Outono na Alemanha: o que vestir

OUTUBRO:

No mês de outubro, o frio ganha ainda mais força na Alemanha. A temperatura média máxima gira em torno dos 14°C e a mínima, em torno dos 4°C. Além disso, a umidade do ar e o vento podem fazer com que a sensação de frio fique ainda maior. É interessante lembrar que, nessa época, locais fechados, como lojas, museus e restaurantes, costumam ligar seus aquecedores. Você provavelmente vai sentir calor ao entrar nesses ambientes. Tente construir looks “em camadas”, com peças que dão conforto e a liberdade para serem tiradas com facilidade. Isso vai ajudar a manter a temperatura do corpo.

O que levar:

  • Casacos de lã são ótimos, pois geralmente possuem botões e, por isso, são fáceis de tirar.
Outono na Alemanha: o que vestir
  • Se você não estiver acostumado com o frio, use legging, meia-calça ou ceroulas por baixo da calça jeans, especialmente se for passar muito tempo ao ar livre. Na Alemanha e nos países mais frios da Europa, é fácil de encontrar leggins e calças com um revestimento de “pelinhos” por dentro.
Outono na Alemanha: o que vestir
  • Dê preferência a cachecóis mais grossos. Eles ajudam – e muito! – a manter a região do peito aquecida, além de serem fáceis de tirar e pôr.
Outono na Alemanha: o que vestir

NOVEMBRO E DEZEMBRO:

Esses são os meses mais frios do outono, época em que a temperatura fica, muitas vezes, negativa, podendo até nevar. Em novembro, a média máxima fica na casa dos 8°C e a média mínima, na casa de 1°C. Já em dezembro, a máxima cai para 2°C e a mínima, – 4°C. Com temperaturas tão geladas, é realmente necessário trazer casacos que possam protegê-lo do frio. Se você precisar comprar um casaco, atente-se aos seguintes pontos:

  • Procure um casaco impermeável, pois ele vai te proteger do vento gelado e da umidade da neve/chuva.
  • Dê preferência aos casacos mais longos, que cubram o máximo possível do corpo.
  • Veja se o casaco possui proteção nos punhos e também na parte de baixo da barriga e costas. Quanto mais proteção contra o vento e menos frestinhas abertas, melhor.
  • Prefira casacos com gorro, pois são muito mais práticos contra o vento nas orelhas.
Outono na Alemanha: o que vestir
  • Traga luvas, de preferência impermeáveis. E gorros, que ajudam a aquecer especialmente quem tem cabelo curto.
  • Use meias grossas e botas altas e/ou com revestimento interno, que ajudam a deixar os pés aquecidos. Evite as solas de couro, pois são escorregadias na neve. Prefira solados grossos, que ajudam a proteger do frio.
Outono na Alemanha

Imagens de Outono

Algumas fotos de outono para você já viajar virtualmente para a Alemanha 🙂

Imagens de outono
Postdam – Foto Leandro Silva (Fotógrafo em Berlin)
Imagens de outono
Imagens de outono: Munique
Imagens de outono
Imagens de outono: Wernigerode

Gostou das dicas?
Agora é só preparar a mala e curtir uma ótima viagem! 🙂

Esse texto foi escrito pela minha amiga Lissa Rússolo. Você pode seguir mais dicas pelo @aondeeuflor

Conheça as nossas viagens personalizadas na Europa:

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho 🙂 Tô te esperando! Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420

Vem passear com a gente na Europa

    FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

    • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
    • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
    • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

    Descubra também a Escócia com nossos passeios personalizados