Buscar

Trem na Alemanha | Dicas para a sua viagem


Eu considero que uma das melhores maneiras de se locomover na Alemanha é de trem. O sistema ferroviário alemão é muito bem desenvolvido e confiável, e você pode chegar a quase todas as cidades com ele. A Ferrovia Nacional Alemã é chamada de Deutsche Bahn (DB).

Uma das características dos trens europeus é a pontualidade, ou seja, cuidado com atrasos e conexões de poucos minutos, pois se você estiver com mala, trocar de plataforma/trem em 5 minutos, fica muito difícil.

Neste post, darei algumas informações e dicas para aproveitar melhor a sua viagem. Mas primeiro, vamos entender um pouco como isso tudo funciona.

Quais são os tipos de trem?

Intercity Express (ICE) – Este é o trem alemão de alta velocidade, ou seja, se você quiser viajar o mais rápido possível, use ele. Conectando todas as principais cidades alemãs, ele atinge aproximadamente 300 quilômetros por hora.

Regional-Express ou Regionalbahn – Os trens regionais são mais lentos que o ICE e normalmente mais baratos. Eles vão parar com mais frequência mas chegam a pequenas cidades.

Onde comprar?

Você pode escolher entre as diversas opções, mas a minha dica é: sempre compre antes da sua viagem, no site da empresa. Você já viaja com tudo organizado, não precisa ficar em filas (com dúvidas, etc) e tem a praticidade de imprimir o seu bilhete em casa.

  • No site da empresa alemã DB - www.deutschebahn.com, disponível em diversos idiomas, como inglês e espanhol.

  • Máquinas de venda na estação de trem – Nas máquinas, localizadas dentro das estações, você poderá comprar o seu bilhete e pagar em dinheiro ou cartão. O serviço também está disponível em diversos idiomas.

  • Balcão de atendimento da empresa DB - Aqui você compra o seu bilhete diretamente com um atendente e pode tirar dúvidas, etc.

Outra dica: Você pode economizar em viagens de trem se comprar seus bilhetes com antecedência. Mas sempre verifique também as regras para a tarifa, cancelamento e reembolso.

Primeira ou segunda classe?

Quando for comprar o seu bilhete, poderá escolher entre a primeira e a segunda classe (há esta opção na maioria dos trens).

A principal diferença é que na primeira classe há menos assentos por vagão e um pouco mais de espaço para a bagagem. Eu considero o espaço das duas classes bem parecido, ambos confortáveis.

Em minha opinião só fez diferença em viagens longas (acima de 3 horas) ou nos casos onde o trem estava muito cheio. Mas no geral, o preço da primeira classe é bem elevado.

Avalie os preços e escolha a melhor opção para a sua viagem.

Precisa fazer Reserva de assentos?

Depende, há trens onde a reserva é obrigatória e já está incluída no valor. Em outros trens, você precisa pagar por este serviço.

Eu geralmente não reservo, a não ser que seja obrigatório ou incluído na tarifa. Mas para longas distâncias e horários de pico, recomendo fazer a reserva (eu já viajei em pé por 4 horas e não foi bacana).

E a bagagem?

Os trens possuem compartimentos para bagagem acima dos assentos e também há espaço para malas maiores em lugares específicos dentro do vagão. Geralmente, não há restrição de peso e tamanho, mas precisa caber no espaço apropriado para ela, para não impedir o fluxo de passageiros dentro do trem. Uma coisa importante é que a bagagem dentro do trem é de responsabilidade do passageiro, normalmente seguro, mas fique de olho.

Como localizar o seu trem?

Em seu bilhete você poderá identificar: a plataforma de embarque, os números do seu trem, do seu vagão, da classe e do seu assento (caso você o tenha reservado). O número da plataforma também fica disponível nos painéis da estação. Há números colocados no trem para indicar se o vagão é de primeira ou segunda classe. Confira todas as informações e embarque para a sua viagem.

Espero que tenha gostado das informações. Agora é só planejar as rotas e embarcar em seu trem :)

E os serviços?

Há banheiros e, em alguns, lanchonetes, carrinhos com bebidas e snacks. A maioria dos trens de longa distância possuem restaurantes e oferecem refeições leves, lanches e bebidas. Você também poderá consumir sua própria comida e bebida, uma opção mais barata que comprar dentro do trem.

Uma dica importante: sempre leve dinheiro com você, pois mesmo aceitando cartões dentro dos trens, às vezes pode acontecer da bandeira do cartão não ser aceita ou ocorrer algum problema de comunicação.

Você já conhece o serviço de Concierge da German Routes? Nós podemos te ajudar a identificar a melhor opção de ticket, considerando a sua programação e também emitir os seus bilhetes. Este serviço cobre trens pela Europa e o transporte nas cidade. Caso tenha interesse, fale conosco!

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes #germanroutes #guiabrasileiraalemanha

Guia brasileira na Alemanha

#Transporte #Munique #Frankfurt #Berlim

373 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05