Menu
Frankfurt / Berlim

Como ir de Frankfurt para Berlim | Trem na Alemanha

Como ir de trem do aeroporto de Frankfurt para Munique

Como ir de Frankfurt para Berlim: Frankfurt é a porta de entrada para a Europa para muitos viajantes com milhares de chegadas internacionais a cada dia.

Depois de chegar ao Aeroporto Internacional de Frankfurt, você poderá continuar a sua viagem para Berlim, a capital da Alemanha. A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 560 km.

Há diferentes tipos de trem, mas para Berlim, em função da distância, utilizaremos o trem de alta velocidade (“trem bala”) chamado aqui de ICE (trem interurbano expresso). Ele pode chegar a uma velocidade de 300 km/h e o trajeto leva cerca de 4 horas.

E se você quiser fazer um tour guiado em Berlim, fala com a gente! contato@germanroutes.com.br

Da série: Como ir de Frankfurt para Berlim! Vamos lá

como-ir-de-frankfurt-para-berlim
ICE Trem na Alemanha – Como ir de Frankfurt para Berlim

Onde comprar o seu bilhete?

Você pode comprar diretamente no site da empresa de trens da Alemanha (DB) de forma On-line (a caixinha com o link está aqui abaixo) ou emitir aqui com a gente com suporte por telefone.

Clique na caixinha abaixo para consultar horários, valores e emitir o seu bilhete online. E, caso precise de uma ajuda, fala com a gente (contato@germanroutes.com.br)

Emita aqui na caixinha ON-LINE o seu bilhete de trem

Quando comprar e tipo de tarifa

Sempre compre o seu bilhete com antecedência, pois assim você já fica com tudo organizado para a viagem e garante os melhores preços. Os trens de alta velocidade mudam de preço quase que diariamente, ou seja, quanto mais perto da data da viagem, mais caro será.

Verifique também o tipo de tarifa, geralmente as mais baratas não permitem a troca de horário (perdeu o trem, não troca). Então vale checar o preço da tarifa flex, pois nela você pega o próximo trem disponível, sem precisar se preocupar com o horário.

Como ir de Frankfurt para Berlim: Tem conexão ou é trem direto?

Há diversos horários disponíveis durante o dia e há trens com conexão, ou seja, você precisa trocar de trem e outros diretos, que você não troca de trem. Mas antes de chegar em Berlim o trem fará pequenas paradas em outras cidades.

O trem para Berlim (Berlin em alemão) poderá ter a indicação de outra cidade como destino final. Sempre confira o número do trem e as paradas dele.

Primeira ou segunda classe?

Quando for comprar o seu bilhete, você poderá escolher entre a primeira e a segunda classe. A principal diferença é que na primeira classe há menos assentos por vagão e mais espaço para a bagagem. Então, sempre vale dar uma olhadinha e comparar os preços.

O espaço das duas classes é bem parecido, ambos confortáveis, mas para viagens longas (acima de 3 horas) a primeira classe é uma opção melhor.

Precisa fazer reserva de assentos?

Sempre recomendo fazer a reserva (eu já viajei em pé por 4 horas e não foi bacana). Acho super útil já entrar no trem e saber que tem um lugarzinho te esperando (sem perrengues né).

Uma dica: na primeira classe o valor da reserva já está incluído, na segunda classe você precisa selecionar essa opção.

Você também poderá escolher os seus assentos na reserva.

E a bagagem?

Os trens possuem compartimentos para bagagem acima dos assentos e também há espaço para malas maiores em lugares específicos dentro do vagão. Geralmente, não há restrição de peso e tamanho, mas precisa caber no espaço apropriado para ela, para não impedir o fluxo de passageiros dentro do trem.

A bagagem não é despachada como em um voo por exemplo e a responsabilidade total é do passageiro. Os trens são normalmente seguros, mas fique de olho, principalmente nas paradas.

Clique aqui para o nosso vídeo sobre trem na Alemanha

Como localizar o seu trem?

Em seu bilhete você poderá identificar: a plataforma de embarque, o número do seu trem, do seu vagão, da classe e do seu assento (caso você o tenha reservado). O número da plataforma também fica disponível nos painéis da estação.

Há números colocados no trem para indicar se o vagão é de primeira ou segunda classe. Confira todas as informações e embarque para a sua viagem.

Dica: para quem tem assento reservado – nas plataformas geralmente há um mapa informando onde o seu vagão irá parar (tem letras na plataforma). Sempre recomendo entrar no trem, deixar as malas num cantinho e procurar o seu local (acho mais válido que ficar do lado de fora procurando).

Claro que o melhor é já entrar no vagão correto (chegue antes para checar onde ele irá parar), para não ficar andando o trem inteiro etc, mas na dúvida, entre!

Onde apresentar o bilhete?

Não há catracas ou locais de conferência do bilhete nas estações de trem da Alemanha. Você pode entrar no trem, se acomodar e o fiscal da empresa irá passar dentro do trem para checar o bilhete dos passageiros.

E os serviços?

Há banheiros e restaurante, que oferecem refeições leves, lanches e bebidas. Você também poderá consumir sua própria comida.

Uma dica importante: sempre leve dinheiro com você, pois mesmo aceitando cartões dentro dos trens, às vezes pode acontecer algum problema de comunicação.

Quais são as estações em Frankfurt e Berlim?

Em Frankfurt há duas principais estações para pegar o ICE: a estação central, chamada de Hauptbahnhof (HBF) e a estação Flughafen, localizada dentro do aeroporto. Em Berlim, você deverá desembarcar na estação central, a Berlin Hauptbahnhof (HBF) e de lá seguir para o seu hotel com outro transporte. Dica: precisa fazer um lanche ou comprar uma lembrancinha? A estação de Berlim tem muita coisa bacana.

Espero que tenham gostado das dicas sobre como ir de Frankfurt para Berlim.

Transfer Berlim
Como ir de Frankfurt para Berlim – Trem

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho 🙂 Tô te esperando! Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 1525 6984141 (Tati)

Clique aqui pra falar com a gente

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

  • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
  • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
  • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

@GermanRoutes – Ateliê de viagens

Descubra também Edimburgo com nossos passeios personalizados