Menu

Rota dos Contos de Fadas

Guia brasileiro na Rota dos contos de fadas

Rota dos contos de fadas com guia brasileiro

Descubra a Rota dos contos de fadas com nossos passeios guiados em português! Acompanhado pelo seu guia brasileiro, você irá descobrir, dentro do seu ritmo, a história e a vida local de cidades encantadoras. Seu roteiro será recheado de muitas informações históricas e culturais, experiências e delícias de toda a gastronomia que a cidade nos oferece.

A Rota dos contos de fadas da Alemanha é um roteiro apaixonante, que passa por cidades muito pitorescas e paisagens românticas. É uma das rotas mais lindas da Alemanha e da Europa. Quem ouviu falar dos contos dos Irmãos Jacob e Wilhelm Grimm? E sobre o encantador de ratos, o Flautista de Hamelin? Rapunzel, Cinderela, a Bela Adormecida, Branca de Neve e os Sete Anões, os Músicos de Bremen, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho. Preparados para um mundo de magia?

Quantos dias na Rota dos contos de fadas:

Duração sugerida: 3/6 dias na rota.

Melhor época na Rota dos contos de fadas:

Primavera e verão: Época de muitas flores e dias longos, pois amanhece cedo e anoitece tarde. Eu acho que Maio, junho e setembro são ótimas épocas para se fazer esta rota. *Abril depende do clima, já *Julho e Agosto tem temperaturas elevadas e grande volume de turistas (vale planejar com antecedência).

Outono e Inverno: O colorido do outono é a minha estação favorita, mas os dias são mais curtos e o clima já é mais frio. Eu amo setembro e outubro para apreciar o outono na Alemanha. *Novembro não tem uma clima bacana e em *Dezembro temos os maravilhosos Mercados de Natal na Alemanha. Agora, *Janeiro, Fevereiro e Março são meses bem frios e alguns locais ficam fechados.

Algumas cidades da Rota dos Contos de Fadas:

Steinau

Uma cidade mágica e com uma atmosfera medieval. Steinau, situada a cerca de 50 minutos de trem de Frankfurt, é onde iniciamos a nossa primeira parada da rota dos contos de Fadas. Aqui, os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm passaram sua infância e coletaram muitas histórias encantadoras. 

Jacob Grimm escreveu: “Meu lar, sinto isso, é a fonte de meus impulsos e estímulos mais vivos. Lá passei a parte mais fresca e feliz da minha vida”. O bisavô dos irmãos Grimm trabalhou em Steinau e seu avô pregou mais de 47 anos na Igreja Katharine, diretamente no mercado. Seu pai nasceu aqui e trabalhou como magistrado. Em 1985, a fonte de conto de fadas para homenagear os irmãos Grimm (200º aniversário de Jacob) foi construída no mercado. 

A Casa dos Irmãos Grimm é atualmente um museu abriga uma coleção de mais de 200 manuscritos, exemplos do trabalho dos irmãos, muitos retratos de família e artefatos. Também mostra a grande contribuição que eles deram à linguagem, literatura e direito. Seu trabalho foi traduzido para 140 idiomas e é a literatura mais difundida disponível após a Bíblia.

Rota dos contos de fadas
Steinau – Rota dos contos de fadas

Hamelin (Hameln)

Quem aí já ouviu falar da lenda do “Flautista de Hamelin?” Essa é uma história que instiga a imaginação dos visitantes dessa linda cidade que faz parte da “Rota dos Contos de Fadas”.

Diz a lenda que a cidade de Hamelin enfrentava uma grande infestação de ratos ao final do século XIII. Até que um dia, apareceu um rapaz viajante carregando uma flauta e trajando roupas coloridas, que se intitulava como “encantador de ratos”.

Ouvindo os problemas e reclamações dos moradores da cidade, ele propôs uma recompensa para remover os ratos. Assim, o Flautista começou o seu trabalho: ele percorreu as ruas de Hamelin e começou a tocar, hipnotizando os ratinhos com sua música e os guiando para fora da cidade.

Trabalho feito, o Flautista esperava receber a quantia combinada, mas a cidade resolveu não fazer o pagamento. O flautista deixou Hamelin mas voltou um tempo depois para se vingar. Só que dessa vez, enquanto ele tocava a sua música, ele hipnotizava não os ratinhos, mas as crianças de toda a cidade. E elas se foram para sempre…

guia-brasileiro-em-hamelin-2
Hamelin

Alsfeld

Uma das lindas cidades na Rota dos contos de fadas da Alemanha. A cidade foi selecionada pelo Conselho Europeu como uma das 51 cidades modelo da Europa, no ano de proteção de monumentos de 1975. A pitoresca Asfeld tem suas origens no século 8 e já foi chamada anteriormente de Adelsfelt. Tornou se uma cidade muito rica durante os séculos pois tinha uma posição muito favorável na estrada, fazendo parte de uma rota comercial que se estendia de Frankfurt a Leipzig.

O bacana aqui é se perder pelas lindas ruas da cidade e fotografar cada cantinho. Além de caminhar bastante, podemos visitar a Casa de contos de fadas de Alsfeld (Märchenhaus), que fica localizada em um aconchegante edifício de enxaimel. Construído em 1628, o local atrai jovens e idosos para o reino dos contos de fadas, mitos e lendas. Os quartos coloridos são decorados em estilo de conto de fadas, cada um projetado para homenagear um único conto de fadas. No último andar do Asfelder Märchenhaus há uma grande coleção de bonecos e bonecas históricas, a maioria era de propriedade de uma única colecionadora.

Guia brasileiro na Rota dos contos de fadas
  • Marburg
  • Kassel
  • Buxtehude
  • Marburg
  • Bremen

Tati Tipps

Há passeios temáticos com o gato de botas, chapeuzinho vermelho, flautista de Hamelin e degustação medieval na Rota dos contos de fadas.

Clique aqui para a receita do bolo floresta negra

Recadinho dos nossos clientes:

Confira aqui os clientes que já fizeram os nossos passeios em português e contaram com toda a assessoria de viagem da GR Concierge (nosso ateliê de viagens).

  • star rating  Tivemos o privilégio de conhecer Nuremberg na deliciosa companhia da Tati. Com muito carisma, gentileza e profissionalismo, cuidou do nosso bem estar e do nosso divertimento com um mês de... read more

    794beatricee
    dezembro 27, 2019

    star rating  Fizemos um tour pela cidade de munique e por Dachau c a tati aqui pelo german routes !
    Ela é maravilhosa, excelente companhia
    Atendeu e superou nossas expectativas !... read more

    raquelarrais123
    maio 22, 2019
  • star rating  Já conhecia o trabalho da Tati pelo instagram, mas agora posso finalmente dizer o quanto valeu a pena!!

    Fiz a consultoria completa com ela e foi perfeito, desde a... read more

    isabelapardo
    julho 28, 2022

    star rating  Uma viagem inesquecível pela Alemanha, com a Tati da German Routes. Tivemos a oportunidade em... leia mais

    tupantours
    janeiro 1, 1970
  • star rating  Fiquei encantada com os serviços de @germanroutes. Excelência, é a palavra que encontro para definir os passeios que fizemos com o funcionário Luciano, da GermanRoutes. Gentileza, pontualidade, conhecimento, presteza, simpatia... read more

    Negarocha
    setembro 27, 2019

    star rating  Estive na Alemanha por 10 dias agora no mês de Fev/20 e graças a German Routes foi a MELHOR VIAGEM DA MINHA VIDA... Tenho tantos elogios que não caberiam... read more

    reginasI9771OL
    março 4, 2020

Conheça as nossas viagens personalizadas:

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho 🙂 Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 1525 6984141 (Tati)

    FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

    • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
    • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
    • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

    Descubra também a Escócia com nossos passeios personalizados

    Uma viagem é uma experiência sensorial! Cores, aromas e sabores. É com esse olhar que vou construir a viagem dos seus sonhos. Viajar é voltar com a mala cheia de aprendizados. Viajar é se CONECTAR, é se Re-DESCOBRIR… é se TRANSFORMAR!