Menu

Rota Romântica Alemanha | Passeios com guia brasileiro

Guia brasileiro na Rota Romântica

Rota Romântica Alemanha: Descubra os seus encantos com um guia brasileiro

A Rota Romântica é um dos roteiros turísticos mais famosos da Alemanha e uma das mais encantadoras da Europa. Composta por um conjunto de lindas cidades medievais (com casas de arquitetura enxaimel), paisagens maravilhosas, palácios e castelos de contos de fadas.

A Rota Romântica (Romantische Straße) foi estabelecida na década de 1950 como uma iniciativa para promover o turismo na região sul da Alemanha, particularmente em áreas que foram significativamente afetadas pela Segunda Guerra Mundial. A ideia era criar uma rota turística que conectasse uma série de vilas e cidades historicamente ricas e culturalmente significativas, com ênfase na beleza natural e na riqueza arquitetônica da região.

A rota foi planejada para destacar o charme das vilas medievais, as paisagens pitorescas, os castelos e palácios, bem como a rica herança cultural e histórica do sul da Alemanha. Com o tempo, a Rota Romântica tornou-se uma das rotas turísticas mais famosas do país, atraindo visitantes de todo o mundo que desejam explorar a beleza e a autenticidade das regiões rurais da Baviera e Baden-Württemberg.

Desde sua criação, a Rota Romântica tem sido continuamente promovida e desenvolvida, com melhorias na infraestrutura turística e a adição de novos pontos de interesse ao longo do caminho. Hoje, a rota é uma das principais atrações turísticas da Alemanha, proporcionando aos viajantes uma experiência única e encantadora através de uma das regiões mais bonitas e históricas do país.

São cerca de 460 km de estrada, 29 cidades e algumas são imperdíveis como: Rothenburg ob der Tauber, Würzburg e Füssen (Castelo Neuschwanstein). Há também outras cidades lindas na rota romântica Alemanha, como: Dinkelsbühl, Harburg, Landsberg am Lech, etc.

Descubra a Rota Romântica Alemanha com os nossos roteiros personalizados ou nossos passeios em português com guia brasileiro. Podemos planejar toda a sua viagem! Seu roteiro será recheado de muitas informações históricas e culturais, experiências e delícias de toda a gastronomia que a cidade nos oferece.

Quantos dias para fazer a Rota Romântica?

Para conhecer as principais cidades da Rota Romântica Alemanha, é necessário reservar de 3 a 5 dias (depende do ritmo). E o seu roteiro poderá ser combinado com lindas cidades próximas que nao ficam na Rota Romântica.

Em algumas cidades, você precisará de um dia inteiro para conhecer as principais atrações e outras apenas 3 a 4 horas já é o suficiente. Todavia, nada melhor do que uma viagem com mais calma, para curtir toda a experiência da sua viagem, portanto, vá sem pressa e aproveite cada momento único aqui na Alemanha!

De carro ou de trem?

Vale fazer a Rota Romântica Alemanha de carro, mas montar um roteiro de trem (mais compacto) também é possível.

Mapa da Rota Romântica Alemanha:

Mapa Rota Romântica Alemanha
Rota Romântica Alemanha

Melhor época na Rota Romântica Alemanha:

Primavera e verão: É a melhor época para fazer a Rota Romântica. Flores e dias longos, pois amanhece cedo e anoitece tarde. Eu acho que Maio, junho e setembro são os melhores mesos para fazer a Rota Romântica Alemanha. *Abril depende do clima, já *Julho e Agosto tem temperaturas elevadas e grande volume de turistas (vale planejar com antecedência).

Outono e Inverno: O colorido do outono é a minha estação favorita, mas os dias são mais curtos e o clima já é mais frio. Eu adoro setembro e outubro para apreciar o outono na Alemanha. *Novembro geralmente não tem uma clima muito bom (mas isso depende do ano) e em *Dezembro temos os maravilhosos Mercados de Natal na Alemanha. Agora, *Janeiro, Fevereiro e Março são meses bem frios e alguns locais ficam fechados.

Cidades na Rota Romântica Alemanha

1 – Würzburg

Os pontos turísticos mais importantes são a Fortaleza Marienberg, a velha ponte principal e a Residência Würzburg. Além disso, a cidade que é o portal dessa jornada pelas paisagens medievais tema magistral Catedral de St. Killian. Uma catedral católica, em estilo românico, construída no ano de 1040 (Idade Média).

Em Würzburg, uma descoberta científica notável que rendeu um Prêmio Nobel foi a descoberta dos raios X por Wilhelm Conrad Röntgen. Röntgen era professor na Universidade de Würzburg quando fez essa descoberta revolucionária em 1895. Seus experimentos revolucionaram a medicina e a física, permitindo a visualização do interior do corpo humano sem a necessidade de cirurgia. Por essa descoberta, Röntgen recebeu o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901.

O Barroco alemão – Rota Romântica Alemanha:

Em Würzburg, o destaque do estilo barroco alemão é a Residência de Würzburg (Residenz), construída no século XVIII.

Projetada pelo renomado arquiteto Balthasar Neumann, a Residência possui interiores ricamente decorados, incluindo o magnífico Salão dos Espelhos, a Capela Real e os apartamentos privados dos príncipes-bispos.

Guia brasileiro em Würzburg - Rota Romântica

Além da Catedral de Würzburg, que combina elementos do gótico e do barroco, a cidade abriga várias igrejas barrocas impressionantes, como a Igreja de St. Kilian e a Igreja de St. Mary.

O barroco alemão em Würzburg é especialmente significativo devido à influência de Balthasar Neumann, cujo trabalho na Residência e em outras partes da cidade contribuiu para torná-la um dos centros mais importantes do barroco na Alemanha.

Principais eventos que acontecem em Würzburg – Rota Romântica:
  • Festivais de Vinho: Würzburg está localizada na região vinícola da Francônia, e os festivais de vinho são uma parte importante da cultura local. Durante o verão e o outono, vários festivais de vinho acontecem na cidade e nas áreas vizinhas, oferecendo a oportunidade de degustar vinhos locais, desfrutar de música ao vivo e experimentar a culinária regional.
  • Würzburger Mozartfest: Este festival de música clássica é realizado anualmente em homenagem ao famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart, que visitou a cidade em várias ocasiões. O festival apresenta concertos de música de câmara, ópera e sinfônica em vários locais da cidade.
  • Mercados de Natal: Durante a temporada de Natal, os mercados de Natal enchem as ruas de Würzburg com barracas de comida, bebida e artesanato. Os visitantes podem desfrutar de iguarias sazonais, como Glühwein (vinho quente) e Lebkuchen (pão de especiarias), enquanto fazem compras de presentes únicos.
  • Volksfest: Würzburg comemora sua história e cultura com festas da cidade, que incluem desfiles, música ao vivo, comida e bebida. O Kiliani-Volksfest é uma das festas mais populares, celebrada anualmente em julho, com diversão para toda a família.

2 – Rothenburg ob der Tauber – Rota Romântica Alemanha:

Uma das cidades muradas medievais possui um grande acervo arquitetônico medieval preservado. Uma verdadeira relíquia que inspirou muitas histórias da Disney como o clássico Pinóquio, representando a vila em que o personagem vivia. Vale uma foto no Plönlein, uma esquina muito famosa em Rothenburg, que é o melhor ângulo para aquela foto marcante do conjunto arquitetônico da cidade.

Principais eventos que acontecem em Rothenburg ob der Tauber – Rota Romântica Alemanha:

  • Mercados de Natal: O mercado de Natal de Rothenburg ob der Tauber é um dos mais pitorescos da Alemanha. Com suas casas de enxaimel decoradas, luzes festivas e barracas de artesanato, comida e bebida, o mercado de Natal de Rothenburg atrai visitantes de todo o mundo.
  • Festival de Pentecostes (Pfingsten): Durante o Festival de Pentecostes, a cidade ganha vida com eventos culturais, apresentações de música e dança, desfiles e mercados ao ar livre.
  • O “Meistertrunk” é um evento tradicional e histórico que ocorre em Rothenburg ob der Tauber. A tradição remonta ao século XVII e comemora um evento histórico que aconteceu durante a Guerra dos Trinta Anos. O “Meistertrunk” (ou “Gole do Mestre”, em português) refere-se a uma lenda em que o prefeito de Rothenburg, Georg Nusch, conseguiu beber uma grande caneca de vinho em um gole, salvando assim a cidade do saque. A lenda diz que, em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, o exército do imperador sueco Gustavo Adolfo sitiou Rothenburg. O prefeito Georg Nusch foi capaz de convencer o comandante sueco a não saquear a cidade, oferecendo-lhe uma grande caneca de vinho como prova de sua hospitalidade. Impressionado com a habilidade do prefeito em beber toda a caneca de uma só vez, o comandante sueco poupou a cidade.
3 – Dinkelsbühl – Rota Romântica Alemanha:

Dinkelsbühl é uma encantadora cidade localizada ao longo da Rota Romântica. É conhecida por sua arquitetura medieval bem preservada. As ruas de paralelepípedos e as casas de enxaimel coloridas contribuem para a atmosfera encantadora e autêntica da cidade.

A cidade é cercada por muralhas bem preservadas, com várias torres que datam dos séculos XIV e XV. As muralhas oferecem aos visitantes a oportunidade de fazer uma caminhada panorâmica pela cidade e desfrutar de vistas espetaculares.

O coração de Dinkelsbühl é sua pitoresca praça do mercado, conhecida como “Weinmarkt”. Ladeada por casas históricas e edifícios ornamentados, a praça é um local popular para passear e desfrutar da atmosfera tranquila da cidade.

Dinkelsbühl abriga várias igrejas históricas, incluindo a Igreja de São Jorge (St. Georgskirche), com sua torre alta e interior ricamente decorado, e a Igreja de São Paulo (St. Paulskirche), com sua impressionante fachada barroca.

Principais eventos em Dinkelsbühl na Rota Romântica Alemanha:

  • Weinmarkt Dinkelsbühl: Este mercado de vinho é realizado anualmente e destaca os vinhos locais da região. Os visitantes têm a oportunidade de provar uma variedade de vinhos da Francônia, bem como desfrutar de música ao vivo, comida regional e uma atmosfera animada.
  • Festival Medieval “Kinderzeche”: Este festival medieval é uma das celebrações mais populares de Dinkelsbühl. Realizado anualmente em julho, o evento recria a atmosfera da Idade Média, com desfiles de fantasias, música, dança, teatro de rua e várias atividades interativas para crianças e adultos.
  • Mercado de Natal: Como muitas outras cidades na Alemanha, Dinkelsbühl também realiza um encantador mercado de Natal durante a temporada de Advento. O mercado oferece barracas de artesanato, iguarias de Natal, presentes artesanais e muitas atrações festivas.
4 – Nördlingen – Rota Romântica Alemanha:

É uma cidade encantadora localizada na região da Baviera, no sul da Alemanha, e é uma parada imperdível ao longo da Rota Romântica. Abaixo estão alguns detalhes sobre esta cidade histórica:

Nördlingen é uma das poucas cidades na Alemanha que ainda possui uma muralha medieval praticamente intacta. As muralhas datam dos séculos XIV e XV e oferecem aos visitantes a oportunidade de fazer uma caminhada panorâmica pela cidade e desfrutar de vistas deslumbrantes dos arredores.

Uma das características mais fascinantes de Nördlingen é o fato de que está situada dentro de uma cratera de meteoro. A cratera, conhecida como Cratera de Nördlinger Ries, foi formada há milhões de anos e é uma das maiores crateras de impacto na Terra que ainda está visível.

O centro histórico de Nördlingen é dominado por sua bela praça do mercado, conhecida como “Marktplatz”. A praça é cercada por casas em enxaimel bem preservadas, além de edifícios ornamentados e a imponente igreja de São Jorge (St. Georgskirche). Além da igreja de São Jorge, Nördlingen abriga várias outras igrejas históricas e monumentos, incluindo a Igreja de São Salvador (St. Salvator) e a Torre Daniel (Daniel), que oferece vistas panorâmicas da cidade e dos arredores. Mais uma pitoresca cidade da Rota Romântica Alemanha.

5 – Landsberg am Lech – Rota Romântica Alemanha

É uma cidade encantadora localizada ao longo da Rota Romântica, na região da Baviera, no sul da Alemanha.

Landsberg am Lech está situada às margens do rio Lech, cercada por paisagens pitorescas e colinas verdejantes. Sua localização privilegiada proporciona vistas deslumbrantes e uma atmosfera tranquila e serena.

A cidade possui um centro histórico bem preservado, com ruas de paralelepípedos, casas em enxaimel e edifícios ornamentados que remontam à Idade Média. Destacam-se a Marktplatz (praça do mercado) e a Altstadt (cidade velha), repletas de charme e história.

Uma das características mais proeminentes de Landsberg am Lech é sua torre de vigia, a Schmalzturm, que remonta ao século XIII. A torre oferece vistas panorâmicas da cidade e dos arredores e é um dos marcos mais reconhecíveis da região.

A cidade possui uma rica história que remonta à época romana, com vestígios arqueológicos e uma série de edifícios históricos. Landsberg am Lech também é conhecida por seu papel durante a Segunda Guerra Mundial, tendo abrigado uma prisão onde Adolf Hitler escreveu parte de seu livro “Mein Kampf”.

6 – Füssen – Rota Romântica Alemanha

A cidade é fofa, mas o destaque fica em um vilarejo próximo onde se destacam em uma paisagem deslumbrante os Castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau. Aquele grand finale que você vai amar.

Rota Romantica Alemanha
Restaurante na Rota Romântica Alemanha

Recadinho dos nossos clientes – Rota Romântica Alemanha:

Confira aqui os clientes que já fizeram os nossos passeios em português e contaram com toda a assessoria de viagem da GR Concierge (nosso ateliê de viagens).

  • star rating  Experiência personalizada - Eu busquei informações sobre a viagem para Alemanha e encontrei a German Routes, logo entrei em contato e fui prontamente atendida. Mas a experiência foi muito além do que esperava,... read more

    avatar thumb RENATA C
    dezembro 29, 2022

    star rating  Fizemos um tour com a German Routes para o Lago Chiemsee e foi uma experiencia incrível. A Tati, o Axel e o Carlos são sensacionais , super pontuais, acessíveis... read more

    Bruna Rocha
    janeiro 1, 1970
  • star rating  Estive na Alemanha por 10 dias agora no mês de Fev/20 e graças a German Routes foi a MELHOR VIAGEM DA MINHA VIDA... Tenho tantos elogios que não caberiam... read more

    Regina S
    janeiro 1, 1970

    star rating  Um passeio super agradável, com muita história, cultura e tradição. Fomos recebidos pela Tati, que nos atendeu super bem, mostrando a gastronomia local e com todo carinho nos mostrou o... read more

    16Guilherme
    novembro 2, 2020
  • star rating  Estive na Alemanha por 10 dias agora no mês de Fev/20 e graças a German Routes foi a MELHOR VIAGEM DA MINHA VIDA... Tenho tantos elogios que não caberiam... read more

    reginasI9771OL
    março 4, 2020

    star rating  Tivemos o privilégio de conhecer Nuremberg na deliciosa companhia da Tati. Com muito carisma, gentileza e profissionalismo, cuidou do nosso bem estar e do nosso divertimento com um mês de... read more

    Beatrice E
    janeiro 1, 1970

Conheça as nossas viagens personalizadas – Rota Romântica Alemanha:

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho 🙂 Estamos te esperando! Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420

Uma viagem é uma experiência sensorial! Cores, aromas e sabores. É com esse olhar que vou construir a viagem dos seus sonhos. Viajar é voltar com a mala cheia de aprendizados. Viajar é se CONECTAR, é se Re-DESCOBRIR… é se TRANSFORMAR!

    FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

    • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
    • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
    • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

    As 29 cidades da Rota Romântica Alemanha:

    • Würzburg
    • Wertheim
    • Tauberbischofsheim
    • Lauda-Königshofen
    • Bad Mergentheim
    • Weikersheim
    • Röttingen
    • Creglingen
    • Rothenburg ob der Tauber
    • Schillingsfürst
    • Feuchtwangen
    • Dinkelsbühl
    • Wallerstein
    • Nördlingen
    • Harburg
    • Donauwörth
    • Rain
    • Augsburg
    • Friedberg
    • Landsberg am Lech
    • Hohenfurch
    • Schongau
    • Peiting
    • Rottenbuch
    • Wildsteig
    • Steingaden
    • Halblech
    • Schwangau
    • Füssen

    Descubra também Edimburgo com nossos passeios personalizados