• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

Heidelberg | Roteiro de 1 dia

21.02.2017

 

Kornmarket - Foto: Tati Mendonça

 

Heidelberg é uma linda cidade medieval, situada às margens do Rio Neckar e possui a universidade mais antiga da Alemanha, fundada em 1386. Tem aproximadamente 150 mil habitantes e fica na região de Baden-Württemberg, localizada a 90 Km de Frankfurt.

 

Se você estiver em Frankfurt, uma opção é fazer um bate e volta, pois o trajeto de trem dura aproximadamente 1 hora. Mas eu recomendo passar uma noite na cidade e desfrutar um pouco mais, experimentando todo o clima encantador que Heidelberg oferece.

 

Aqui eu vou compartilhar a minha experiência com um roteiro de 1 dia por esta charmosa, aconchegante e encantadora cidade!

 

Com certeza será uma experiência inesquecível na sua viagem para a Alemanha!

 

 

resumo do dia:

  • Alte Brücke e Brückentor (Ponte Velha e Portão da Cidade)

  • Karlsplatz (Praça Carlos)

  • Heidelberg Schloss (Castelo de Heidelberg)

  • Museu da farmácia

  • Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo)

  • Hauptstrasse

 

Chegando pela estação de trem da cidade, você pode tomar um ônibus até a Alte Brücke para iniciar o seu roteiro. Os números 33 e 34 te deixam bem pertinho da Ponte. 

 

 

ALTE BRÜCK E BRÜCKENTOR

 

Começamos o nosso roteiro pela maravilhosa Alte Brücke, que significa Ponte Velha. A ponte, construída por volta do ano de  1786 pelo Príncipe Karl Theodor, liga a cidade velha, às margens do Neckar  ao distrito de Neuenheim.

 

As esculturas da ponte representam uma homenagem ao príncipe Karl, simbolizando os rios mais importantes de suas terras (Reno, Mosel, Danúbio e Isar) e à deusa Minerva, que é a deusa da sabedoria, já que ele era muito apaixonado pelas artes e pela ciência.

 

 

O Brückentor, que é o Portão de Entrada da Cidade velha, se destaca em uma das extremidades da Ponte, com suas duas lindas torres de 28 metros de altura em estilo barroco.

 

Assim que você chega ao Portão, você vai conhecer uma curiosa estátua de bronze: o Macaco da Ponte. Ele segura um espelho e diz a lenda que isto simboliza o fato de que nem os habitantes da cidade nem as pessoas que viviam fora da cidade eram melhores que os outros, e que eles deveriam olhar por cima do ombro quando atravessassem a ponte para se lembrar disso.

 

A Ponte é realmente muito bonita, cheia de significados e, é um dos famosos cartões postais da cidade.

 

DICA: Atravessando a ponte você vai encontrar o Philosophenweg (Caminho dos Filósofos), uma trilha de pedras de 3 km (íngreme), que leva a um lindo mirante com vista para o Castelo e para o rio Neckar. 

 

 

KORNMARKET - KARLSPLATZ

Aos pés do Castelo está a praça Karlspltaz. É uma lindíssima praça onde estão localizados: a Academia de Ciências de Heidelberg, o Palácio Boisserée e a Casa Roßhirt , um dos clássicos edifícios de Heidelberg. Vale curtir a linda praça antes de chegar ao Castelo.

 

HEIDELBERG SCHOLSS

O Castelo de Heidelberg é um dos mais visitados da Alemanha, atraindo milhões de turistas a cada ano. Ele foi mencionado pela primeira vez por volta do ano de 1225 e, por mais de 500 anos ele foi o lar dos príncipes eleitores do Palatinado.

Sua brilhante história e suas belas construções o transformou em uma das sedes residenciais mais representativas do Renascimento.

 

Para chegar ao castelo eu usei o funicular combinando um ticket que dá acesso ao pátio do castelo, ao grande barril e ao museu alemão da farmácia. Você pode subir a pé também, mas é uma subida bem cansativa, Eu comprei o ticket para o funicular e também um ticket para um tour guiado.

 

DICA: Eu recomendo que você faça o tour guiado pelas ruínas do castelo. Ele pode ser feito em alemão ou inglês e, somente com este tour, você pode acessar o interior do castelo. Dura aproximadamente 1 hora.

 

Ao final do século XVII o castelo foi destruído em várias etapas pelos franceses durante a Guerra da Sucessão. Após várias restaurações o castelo foi destruído mais de uma vez e, hoje, grande parte dele está em ruínas, Os prédios que ainda estão em pé são realmente muito bonitos.

 

As ruínas do castelo se elevam majestosamente sobre os telhados da cidade velha, e a vista que se tem da cidade lá de cima é incrível! Existem também os jardins, além de fontes e grutas artificiais esculpidas. Eu estive no outono, mas eu vou conferir em outras estações também.

 

 

 

MUSEU DA FARMÁCIA

O museu da farmácia está instalado dentro de um dos lindos edifícios do castelo e apresenta a história e o desenvolvimento da Farmácia desde a Antiguidade até o século XX. 

Sua coleção tem mais de 20 mil objetos, móveis e um laboratório alquimista e é possível aprender muito sobre as terapias usadas pelas gerações passadas, como a manipulação de ervas.

 

É um acervo lindo e super completo que conta também com porcelanas italianas, holandesas e alemãs, principalmente os diversos vidros farmacêuticos de origem alemã. Vale muito a visita!

 

DICA: Visite a lojinha de souvenirs! Tem lembrancinhas super divertidas e diferentes.

 

marktplatz

A praça do mercado é o coração do centro histórico e é um dos locais mais antigos da cidade. Uma praça super charmosa, cercada de casas antigas, cafés, restaurantes e lojinhas.

 

No meio da praça você encontra a a fonte de Hércules, construída em 1706 para lembrar os esforços de reconstrução da cidade após a devastação da guerra.

 

Em dezembro a praça vira o local da famosa feira de Natal de Heidelberg.

 

Antes de começar a explorar melhorar a praça eu dei uma paradinha para o almoço no restaurante Kulturbrauerei e a sobremesa ficou para o Café Gundel, ambos próximos a praça Karlsplatz.

 

Assim, na parte da tarde dediquei o meu tempo para conhecer melhor a praça, a igreja e todas as lojinhas ao redor.

 

 

 

HEILIGGEISTKIRCHE

A Igreja Heiliggeistkirche, Igreja do Espírito Santo, foi construída em estilo gótico, no século 15 e fica no meio da Marktplatz. Inicialmente ela foi construída como igreja católica, mas posteriormente alternou para protestante e católica novamente. Atualmente ela é protestante. A igreja é simples em seu interior, mas a parte externa é bem impressionante.

 

 

haupstrasse

É a principal rua da cidade, cheia de lojas e restaurantes. O bacana é caminhar bastante pela rua e ir explorando as travessas, para encontrar lindos e charmosos cenários de Heidelberg.

 

E aqui termina o nosso roteiro em Heidelberg. Uma linda e encantadora cidade! Após o dia inteiro de passeio, o jantar foi no ótimo restaurante Bay Jok!

 

 

Food tips:

  • Kulturbrauerei: Comida típica, amplo e ótimo ambiente, atendimento atencioso e comida saborosa. Fica mais próximo da Karlsplatz.

  • Café Gundel: Local histórico, uma maravilha! ótimo para café da manhã e como sobremesa após o seu almoço. Comi quiches e tortas maravilhosas. Fica ao lado da Karlsplatz.

  • Bay Jok: Comida Tailândesa, para variar um pouco! Uma excelente opção para jantar. Ambiente simpático, ótimo atendimento  e comida muito saborosa. Fica próximo a principal estação de trem.

 

Está procurando uma guia brasileira em Heidelberg? Conheça os nossos passeios clicando aqui oh: Passeios German Routes.

 

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes #germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

Guia brasileira na Alemanha

 

Share on Facebook
Please reload