• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

3 Lindos Castelos para conhecer na Alemanha

Burg Eltz - Foto: Marcelo Moraes (Destinos AZ)

 

 A Alemanha é famosa por seus castelos, fortalezas e palácios. Eles estão espalhados por várias regiões, muitas cidades possuem torres, muralhas, e outros vestígios desses reinos medievais que um dia existiram na Alemanha.

 

O país possui mais de 20 mil castelos! Os castelos fazem parte de cenários deslumbrantes, vilarejos, montanhas, penhascos e florestas, maravilhando a todos que visitam o país.

 

Muitos estão em ruínas e outros em perfeito estado de conservação servindo até hoje de residência para membros de famílias reais. Alguns são tão majestosos que acabaram servindo de inspiração para contos de fadas e filmes.

 

Eu convidei o Marcelo Moraes, da Destinos AZ, para me contar um pouco sobre quais são os seus castelos favoritos na Alemanha. Ele mora em Frankfurt e é um super expert em Castelos e Palácios por aqui e pelo mundo. Além disso o Marcelo desenvolve roteiros personalizados para diversos países... Afinal ele está sempre viajando em busca de lindos destinos, de A até Z :)

 

Confira no post os 3 lindos castelos que ele selecionou! E não deixe de incluir pelo menos um deles em seu roteiro pela Alemanha!

 

Burg Eltz

Este castelo é o meu favorito! Um dos castelos mais espetaculares e bem preservados da Alemanha. Foi a única construção na região que nunca foi capturada ou destruída, tendo sobrevivido intacto às guerras dos séculos XVII e XVIII, e ao domínio francês sobre o Reno, entre 1794 e 1815.

 

 

Nos últimos 800 anos, ou seja, mais de 30 gerações, o Burg Eltz permaneceu em posse da mesma família. O atual proprietário do castelo, o Dr. Karl, Conde von Eltz-Kempenich chamado Faust von Stromberg, vive em Frankfurt am Main e no Eltzer Hof, em Eltville am Rhein. Este assumiu a tarefa de manter o castelo aberto ao público e de passá-lo à 34ª geração.

 

O Burg Eltz começou a ser construído no século XII, e antes de 1268, os irmãos Elias, Wilhelm e Theoderich procederam à primeira divisão do castelo. Foi então que apareceram três linhagens principais da Casa de Eltz, as quais tomaram os nomes dos seus brasões que ainda hoje se refletem nos nomes das diferentes partes do castelo.

 

O castelo está localizado nas proximidades do rio Mosel, na cidade de Wierschem, em um cenário maravilhoso: em uma espécie de ilha dentro de uma vale verdejante, circundado por montanhas, típico de um conto de fadas. Para conhecê-lo, você precisa descer uma estrada muito íngreme, atravessar a ponte sobre o rio Elz e seguir em direção às fortificações do castelo.

 

Castelo de Lichtenstein

 

Castelo de Lichtenstein, também conhecido como “Castelo do Conto de Fadas“, localiza-se sobre um penhasco nas Montanhas Suábias (em alemão: Schwäbische Alb) próximo a Honau, em Baden-Württemberg, na Alemanha.

 

 

 

Historicamente, no local do castelo atual havia uma fortificação medieval desde 1200. Esta antiga construção, conhecida como “Alter Lichtenstein“, foi por duas vezes destruída, em 1311 durante a Guerra do Império (Reichskrieg), e outra vez, em 1381, pela cidade-estado de Reutlingen. Após a segunda vez, por ter sido deixada em ruínas, ela não foi mais reconstruída.

 

Em 1802 as ruínas passaram para o rei Friedrich I de Württemberg que as fez demolir, erguendo em seu lugar um Pavilhão (palácio) de Caça, que mais tarde foi adquirido pelo duque Wilhelm I de Urach.

A atual edificação foi erguida entre os anos de 1840 e 1842 por iniciativa de Wilhelm I, duque de Urach, conde de Württemberg. Esse nobre, um apaixonado colecionador de armas, armaduras e quadros, desejava um local para guardar as suas obras de arte e, evidentemente inspirado pelo romance “Lichtenstein” de Wilhelm Hauff, quis ter um autêntico castelo medieval. O romântico estilo neo-gótico do castelo foi criado pelo arquiteto Carl Alexander Heideloff e inspirou a construção de vários outros edifícios.

 

 

 

O castelo serviu de local para a filmagem do filme “A Bela Adormecida” em 2009, apareceu em vários selos, e de inspiração para o local de luta de Cammy no video-game “Super Street Fighter II”.

 

 

Fortaleza de coburg

A enorme fortaleza medieval conhecida como Veste Coburg é uma das maiores e mais bem preservadas da Alemanha. Fica no topo de uma colina na cidade histórica de Coburg, às margens do rio Itz na Baviera.

 

 

O castelo Veste Coburg foi mencionado pela primeira vez em 1225 como propriedade do Duque de Meranien. Estudos arqueológicos estabelecem suas origens por volta do século X, mas não se conservam edifícios nem documentos desse período. Levaram-se várias centenas de anos, muitas mudanças e extensões para que o castelo se parecesse como está hoje.

 

Hoje ele abriga um museu grandioso com obras de pintores consagrados entre eles Rembrandt, Dürer e Cranach. O Glasmuseum (museu do vidro), possui cerca 2700 de peças preciosas em vidros venezianos, vidros pintados e cortados do barroco e do rococó e em vidros do século XIX, do Jugendstil (Art Nouveau) e da Art Deco.

 

Martinho Lutero morou neste castelo em 1530 por vários meses. Foi ali que ele trabalhou na tradução da Bíblia e pregou na St. Morizkirche, a igreja mais antiga da cidade de Coburg. O quarto onde ele viveu e trabalhou está aberto ao público.

Tirando a beleza arquitetônica do próprio castelo e a sua coleção de arte, ele também oferece uma vista maravilhosa da cidade e montanhas da região.

 

Valeu Marcelo! Dicas de passeios na Alemanha anotadíssimas :)

 

 

Na German Routes, nós podemos montar um roteiro personalizado e visitar estes e muitos outros lindos castelos.

Está procurando uma guia brasileira na Alemanha? Conheça os nossos passeios clicando aqui oh: Passeios German Routes.

 

E para ficar por dentro de todas as dicas da Alemanha siga o nosso instagram! @germanroutes #germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

Fotos e crédito: Marcelo Moraes - Destinos AZ

 

 

Share on Facebook
Please reload