• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

Nuremberg | Roteiro de 1 dia pela cidade medieval

06.08.2017

Heilig Spital Nürnberg - Foto: Tati Mendonça

 

Nuremberg (Nürnberg em alemão) é uma das maiores cidades do estado da Baviera e uma das mais importantes da Alemanha, historicamente falando.

A cidade fica ao longo das margens do rio Pegnitz e o seu centro histórico é dividido em dois bairros: Lorenzer Altstadt, ao sul e Sebalder Altstadt, ao norte.

 

A cidade que foi fundada há quase mil anos é incrível, linda e encantadora! Seu cenário medieval remete a uma parte da história instigante e impressionante. Seus castelos, sua muralha e outras construções antigas nos faz voltar no tempo!

 

Após a sua fundação, durante aproximadamente 500 anos na época medieval, a cidade se expandiu e aumentou sua importância devido à sua localização em rotas comerciais. Além disso, muitas reuniões importantes do império (chamadas de Dietas Imperiais) foram realizadas na cidade.

Frequentemente sendo citada como a “capital não oficial” do Império Sacro Romano, sua importância foi aumentando significativamente.

 

A cidade também conseguiu o seu título de cidade imperial livre, conquistando diversos privilégios (legais, fiscais, etc) e virando assim, um dos grandes centros de comércio na rota da Itália para o norte da Europa. Nuremberg também foi um grande centro renascentista, com sua cultura literária variada e influente com diversos artistas e diversas invenções.

 

Após várias guerras religiosas, como a reforma protestante, guerras territoriais, pragas, etc Nuremberg viveu o seu declínio. Somente por volta do ano de 1800, com o seu crescimento industrial, outra era renasceu na cidade.

 

Outro momento histórico da cidade foi a chamada Era Nazi, pois Nuremberg foi escolhida por Hitler, por sua história imperial grandiosa e por sua localização estratégica, para sediar os comícios do Partido Nazista. Aqui ocorreram reuniões, desfiles, comícios, discursos e, após a guerra, o importante e famoso julgamento dos líderes nazistas.

 

 

Nuremberg sofreu bastante com os bombardeios, praticamente 90% da cidade foi destruída. E hoje, olhando para tudo aqui, é difícil acreditar que um dia Nuremberg se resumiu a escombros.

 

Como a cidade está localizada há aproximadamente 1 hora de Munique, dá pra fazer um bate e volta (eu diria apertado). Eu recomendo que você passe ao menos uma noite em Nuremberg e aprecie toda a sua beleza com muito mais calma pois o que não faltam são opções para fazer.

 

Interessante? Então vamos conhecer um pouco dessa linda cidade! Eu selecionei 10 atrações para compartilhar neste Roteiro de 1 dia pela Nuremberg Medieval. É só um pedacinho de tudo que esta linda cidade pode oferecer aos seus visitantes.

 

Com certeza será uma experiência inesquecível na sua viagem para a Alemanha!

 

resumo do dia:

  • Muralha da cidade

  • Igreja de St Lorenz

  • Hauptmarket - Praça do Mercado

  • Fonte Schöner Brunnen

  • Igreja Frauenkirche

  • Igreja de São Sebaldo

  • Henkersteg (Ponte do Carrasco)

  • Rua Wessgerbergasse

  • Visita ao subterrâneo

  • Castelo de Nuremberg

 

muralha da cidade

O seu passeio por Nuremberg começa aqui, admirando a antiga muralha que cerca quase todo o centro histórico da cidade de Nuremberg. A muralha que começou a ser construída no século XII e terminou, oficialmente, no século XVI serviu como mecanismo de defesa, na época medieval. Com 5 quilômetros de extensão e 5 portões (Laufertor, Spittlertor, Frauentor, Neutor, Tiergärtnertor) protegeu a cidade de ataques.

Atualmente 4 km de extensão da muralha e aproximadamente 80 torres estão preservadas. Além dessa grandiosidade, aproveite para admirar os 2 quilômetros do antigo e profundo fosso, localizado diante dos muros, que foi transformado em um grande canteiro com árvores, arbustos e plantas.

 

Portões imponentes te convidam a entrar e conhecer. Um dos mais bonitos é sem dúvida o Frauentor. O portão, que fica na parte sul da cidade, funcionava como um centro para cobrar impostos daqueles que traziam mercadorias para a cidade.

Ao entrar por ele, você andará por ruas estreitas e verá simpáticas casinhas de madeira que abrigam restaurantes, cafés e lojinhas.

 

 

igreja de st.lorenz

A igreja de São Lorenzo, localizada no coração do centro histórico, foi uma das primeiras igrejas luteranas de Nuremberg. Começou a ser construída em 1260 e só foi finalizada em 1477.

Vale a pena conhecer sua arquitetura, de estilo gótico, suas esculturas e se impressionar com seus detalhes internos e externos, ainda mais ao saber que a igreja foi reconstruída, após ser gravemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial.

 

 

hauptmarket - praça do mercado

Para quem gosta daquelas feiras ao ar livre cheias de novidades e com grande variedade de coisas para comprar, comer e fazer, chegou ao lugar certo! A praça Hauptmarkt, cercada por belíssimas construções e bem conservada, reúne um pouco de tudo.

 

Desde o século XVII, barracas vendem frutas, legumes, queijos, comidas típicas, cervejas, artesanatos, etc. É uma experiência interessante sentar, comer, beber e apreciar o clima germânico e a arquitetura ao redor.

É nela que acontece o Christkindlesmarkt de Nuremberg, o famoso e tradicional Mercado de Natal (começa na sexta-feira que antecede o advento e termina no dia 24 de dezembro).

 

Dica German Routes: Experimente o tradicional Lebkuchen – uma espécie de biscoito (parecido com o nosso pão de mel). Os da marca Schmidt são os mais famosos e vêm armazenados em lindas latas, ideais para presentear. Mas eu acho que os mais saborosos são da marca Düll e tem uma loja deles pertinho do Castelo.

 

fonte schöner brunnen

A Fonte Schöner Brunnen, também conhecida como Fonte Linda, está localizada na praça do mercado. Construída entre 1385 e 1396, tem 19 metros de altura e sua forma lembra a torre de uma igreja em estilo gótico. A fonte, rica em detalhes, faz jus ao nome, possui figuras, entalhes e cores que impressionam. Caso tenha tempo, vale a pena visitá-la também à noite e ver como a iluminação artificial realça o monumento.

E se você é supersticioso ou quiser tentar a sorte, afinal de contas já estará por lá, dizem que se girar três vezes o famoso anel dos desejos (Wunschring em alemão), que fica preso à grade que cerca a fonte, seus pedidos serão realizados.

 

 

igreja frauenkirche

A igreja de Nossa Senhora foi construída entre 1358 e 1360 na praça do mercado. Antes da sua construção, o local abrigava uma sinagoga judaica e um bairro judeu. Por causa de uma grave epidemia de peste negra no século XIV e por questões políticas, o imperador Carlos IV ordenou a demolição do que lá havia e a construção da Frauenkirche, que seria usada apenas para cerimônias imperiais.

 

Entre e aprecie a arquitetura de estilo gótico, esculturas, monumentos, obras de arte e, na lateral direita, um imponente órgão. Uma das suas características mais marcantes é o Männleinlaufen, um relógio mecânico, instalado em 1506 na fachada da igreja. Ao meio-dia o sino toca, o relógio é ativado e sete eleitores desfilam, prestando homenagens ao rei Carlos IV.

Assim como grande parte da cidade, a Frauenkirche foi praticamente destruída pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, mas com a ajuda dos moradores foi totalmente reconstruída.

 

 

igreja de são sebaldo

É a igreja mais antiga de Nuremberg, construída entre 1230 e 1274. Localizada em frente à antiga prefeitura, a construção possui estilo gótico, com toques barrocos. Desde a sua reforma, por causa dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, se tornou uma igreja luterana.

Aqui fica o túmulo de São Sebaldo (St. Sebaldus) e as suas relíquias. Padroeiro de Nuremberg, o santo viveu no século VIII e percorreu boa parte da Europa na companhia de São Willibald, auxiliando os desabrigados, vítimas dos invernos rigorosos do continente. Diversos milagres são atribuídos a ele, incluindo a transformação de estalactites e estalagmites em lenha. São Sebaldo é muito evocado pelos alemães quando o inverno se aproxima. Agora você já sabe a quem recorrer quando o frio congelante chegar.

 

 

henkersteg - ponte do carrasco

Construída em 1457, a linda ponte de madeira coberta passou por diversas reconstruções desde a sua primeira versão. A Ponte do Carrasco, que fica sobre o rio Pegnitz, recebeu esse nome, porque do século XVI ao século XIX, a torre localizada no fim da ponte serviu de moradia para os carrascos da cidade, que viviam isolados, uma vez que o seu trabalho era considerado como “desonesto” pelo povo. Há um museu no local que fica aberto durante a primavera e o verão.

 

 

 

rua wessgerbergasse

Um dos meus lugares favoritos! Adoro andar, sem pressa, por essa rua charmosa e admirar as casas cheias de cores e lindos detalhes. As casas são originais e há vários bares e uma sorveteria deliciosa nesta rua.

 

 

visita ao subterrâneo da cidade

É uma extensa galeria subterrânea, cheia de túneis, sob uma parte de Nuremberg. Foi usada como adega para armazenar cerveja e durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de abrigo para alguns cidadãos.

Existe um tour guiado bem interessante (com áudio guia em português), que leva cerca de 75 min.

 

 

Você pode conferir os horários e preços da atração aqui:

https://www.historische-felsengaenge.de/en/tours/historic-rock-cut-cellars.html

 

castelo de nuremberg

Depois de conhecer monumentos e tantas construções medievais, vamos encerrar o nosso roteiro pela Nuremberg Medieval com chave de ouro... O castelo de Nuremberg, símbolo oficial da cidade.

Conhecido como Kaiserburg, o castelo foi construído sobre rochas de arenito, material que também serviu para sua edificação. Os primeiros vestígios de sua existência datam do ano 1000. Na verdade, são 3 castelos integrados.

O interior do castelo está aberto à visitação. Lá você pode conhecer suas salas, decoração – tapeçaria, móveis, obras de arte, armaduras, quadros, a linda capela romana, a torre Sinwelltturm que tem uma vista incrível e recompensadora (depois de subir vários degraus) do centro histórico e a fonte Tiefe Brunnen, um poço de aproximadamente 50 metros de profundidade que foi a principal fonte de água do castelo. Durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo foi drasticamente afetado, apenas a capela romana e a torre Sinwelltturm ficaram intactas.

 

 

 

Você pode conferir os horários e preços da atração aqui:

http://www.kaiserburg-nuernberg.de/englisch/castle/

 

 Food tips:

  • Im Keller: Comida típica com um ambiente bem bonito, perto do Castelo.

  • Hutt'n: Um dos meus locais favoritos para experimentar uma excelente cerveja e comer as típicas salsichas da região.

  • Engel: Vai jantar na cidade? Comida típica, frequentado pelos locais. Tudo muito saboroso!

 

Gostou do roteiro? Nuremberg é uma cidade lindíssima e rica em história!

 

Essas são algumas das principais atrações desta cidade espetacular. Se quiser conhecer mais detalhes da sua história, outros pontos turísticos e dicas especiais, entre em contato! Podemos montar um roteiro personalizado ou fazer um passeio guiado em português, adequado ao seu tempo e aos seus interesses. Sua viagem poderá ser muito mais proveitosa e inesquecível!

 

 E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes #germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

Guia brasileira na Alemanha

Guia brasileira em Nuremberg

 

Share on Facebook
Please reload