• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

Transporte em Munique: Como comprar o seu ticket (online)

28.08.2017

 

Os transportes públicos de Munique são seguros, organizados, bem integrados e funcionam muito bem. É uma ótima opção para se deslocar pela cidade!

 

Mas sei que o primeiro contato com o mapa da rede de transportes pode causar espanto e confusão, tamanha são as ramificações, quantidade de estações e detalhes para prestar atenção... Parece uma cena do livro Onde está o Wally?

 

Imagine-se numa cidade onde não conhece o idioma, em frente a uma máquina que te dá mil opções, uma fila impaciente às suas costas, enquanto você, inseguro e constrangido, consulta as dicas que pesquisou na internet e tenta identificar na máquina, a opção correspondente. Tenso, né?

 

 

Você pode conferir o mapa neste link: Mapa do Transporte - Munique.

 

Por conta disso, uma série de pensamentos vem à cabeça... Qual bilhete devo comprar para o lugar que vou? Será que sobreviverei a isso? Cadê a estação? Meu Deus, que loucura! Onde compro meu ticket?  Acho que vou me perder!

 

Fique calmo, tudo vai dar certo!

 

Neste post, vou te ajudar a desmistificar e te mostrar uma forma simples e prática de comprar o seu bilhete. Você verá que não é um bicho de sete cabeças. Mas primeiro vamos entender um pouco como isso tudo funciona.

 

Quais são os tipos de transportes?

A rede conta com 4 tipos de transportes e todos funcionam com o mesmo ticket:

 

U-Bahn (Metrô) – Trem subterrâneo, que circula mais pela região central da cidade. Composto por 8 linhas e, aproximadamente, 100 estações. Começa a funcionar às 4h15 e termina à 1h30. Possui intervalos de 5 minutos em horários de pico, de 10 minutos nos outros horários, de 20 minutos após a meia noite e de 30 minutos nos fins de semana.

 

S-Bahn (Trem) – Trem de superfície intermunicipal que circula pela área periférica da cidade, é composto por 8 linhas. Os intervalos são de 20 minutos e, em alguns trechos, nos horários de pico, de 10 minutos.

 

Tram ou Strassenbahn (Bonde elétrico) – Parece, por exemplo, com o VLT Carioca ou com bondes, só que mais modernos.

 

Ônibus (Bus) - Ônibus no formato como os que conhecemos.

 

mas o que é zona de transporte?

Vamos lá... Munique é dividida em 4 zonas, uma dentro do distrito e 3 fora dele. As zonas são diferenciadas por cores:

  1. Inner District, Distrito Interno – Dentro da cidade, representada pela cor branca.

  2. Munich XXL - Engloba 2 zonas, representadas no mapa pelas cores branca e verde.

  3. Outer District, Distrito Exterior - Engloba 3 zonas, representadas no mapa pelas cores verde, amarela e rosa.

  4. Entire Network, Toda Rede – Engloba as 4 zonas, representadas no mapa pelas cores branca, verde, amarela e rosa.

 

 

 

Você pode conferir o mapa neste link aqui: Zonas de Transporte - Munique.

 

Quais são os tipos de tickets?

Depois dessas informações importantes, posso apresentar os principais tipos de tickets:

  • Single Ticket - Bilhete único, válido apenas para uma viagem, dentro da zona selecionada e sem integrações.

  • Day Tickets – Bilhete válido para um número ilimitado de viagens, dentro da zona selecionada. Ideal para quem irá conhecer muitos lugares em um dia. O ticket para 1 dia poderá ser utilizado até às 6h do dia seguinte e o de 3 dias, até às 6h do quarto dia.

  • CityTourCard – Bilhete válido para um número ilimitado de viagens, dentro da zona selecionada (apenas para branca ou total). Oferece descontos para mais de 70 atrações, como: museus, restaurantes, teatros e etc.

  • Airport-City-Day-Ticket - Bilhete válido para um número ilimitado de viagens e engloba todas as zonas.

 

Bilhete individual ou em grupo?

Existe a opção individual ou em grupo. O ticket para o grupo compreende até 5 adultos e crianças de até 5 anos não pagam e de 6 a 14 anos pagam meia, ou seja, na compra de tickets para grupo, duas crianças, de 6 a 14 anos, equivalem a um adulto.

 

Para 1 ou 3 dias?

Além disso, de acordo com o seu roteiro, você pode escolher o bilhete para 1 ou 3 dias.

 

Você consegue ter acesso aos outros tipos de tickets no site da empresa que administra a rede de transportes públicos em Munique - MVV. E conferir os preços neste link aqui oh: Tarifas de Transporte - Munique.

 

Como comprar?

Você já deve ter pesquisado sobre dicas de como comprar os tickets através das máquinas disponibilizadas nas estações do metrô e do trem, nos bondes e nos ônibus. Ajuda? Sim. Não tenho dúvidas disso. Mas a minha dica é comprar o seu ticket antecipadamente pela Internet. Simples assim! Como você já viu, há muitas opções de bilhetes e você deverá escolher o mais apropriado ao seu roteiro.

 

O primeiro passo para isso, é identificar onde você está e para onde vai. Isso influenciará diretamente no valor que pagará, quanto mais distante for, mais caro será.

 

Planeje também a quantidade de dias/frequência que utilizará o transporte público. Sabendo dessas informações, a compra dos bilhetes será assertiva e econômica. Por que econômica? Porque os bilhetes superiores a 1 dia custam menos. Fique de olho nestas possibilidades!

 

Além da quantidade de dias, a definição da zona de transporte é um dos fatores que incidirá no valor final do ticket. 

 

Agora que você já sabe o tipo, a abrangência e a quantidade de tickets que precisa, vamos lá?

 

passo a passo para comprar

Apenas alguns passos te distanciam do tão sonhado bilhete comprado antecipadamente pela internet:

 

  • Selecione a quantidade de dias, a zona e a data que o bilhete será utilizado.

  • Assinale a opção se o bilhete é para você ou para outra pessoa.

  • Adicione ao carrinho.

 

  • Clique em continuar comprando caso precise de outros tickets ou em continuar com o pedido.

 

Os próximos passos são:

  • Registre-se caso não seja cadastrado. Caso possua cadastro, insira login e senha.

  • Preencha as informações pessoais (nome, data de nascimento e e-mail) e selecione a bandeira do cartão.

  • Revise o pedido, assinale aceitando as condições e a política de privacidade e clique em continuar.

  • Insira as informações do cartão de crédito e clique em comprar.

  • Imprima o seu ticket.

 

Precisa validar?

Ao contrário dos tickets comprados nas máquinas, os comprados online não precisam ser validados antes de embarcar, porque a data já está descrita neles.

 

Não se esqueça de ter o bilhete sempre com você e um documento de identificação (como RG, por exemplo), pois eventualmente um fiscal pode solicitar a apresentação do seu ticket, seja nas plataformas ou dentro do transporte. A falta dele é passiva de multa. Nas estações de metrô e trem não há catracas, isso é bem diferente para os costumes brasileiros.

 

Dicas extras

Existe também um aplicativo da MVV (empresa de transporte) que, além da compra, permite que você planeje o melhor direcionamento para a sua viagem, acompanhe os horários do transporte, o tempo de duração do trajeto, os atrasos e etc.

 

Outra dica muito importante é sobre o ticket regional Bayern Ticket, que você pode ter comprado para ir para outra cidade como por exemplo: Nuremberg, Rothenburg ou Salzburg (na Áustria). No dia em que você estiver com ele, não há necessidade de comprar outros bilhetes para o transporte na cidade, o Bayern já cobre tudo.

 

 

Viu como foi fácil! Tenho certeza que irá tirar de letra!

Não deixe de me contar como foi a sua experiência e de me enviar as suas perguntas.

 

Você já conhece o serviço de Concierge da German Routes? Nós podemos te ajudar a identificar a melhor opção de ticket, considerando a sua programação e também emitir os seus bilhetes. Este serviço cobre trens pela Europa e o transporte nas cidade. Caso tenha interesse, fale conosco!

 

 

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes #germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

Guia brasileira na Alemanha

 

Share on Facebook
Please reload