• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

Mercado de Natal de Nuremberg | 3 coisas para experimentar

27.10.2018

1 - Lebkuchen

Muito famoso nos mercados de Natal da Alemanha e outros países da Europa, ele é uma tradição que começou com os monges, no século XIV. O doce, parecido com o nosso pão de mel, possui diversas variações em sua receita, de acordo com a região que o produz.

Os ingredientes mais comuns são: farinha, açúcar, ovo, mel, nozes, gengibre, cardamomo, canela, cravo, anis e noz-moscada. Há alguns cobertos com chocolate, açúcar ou amêndoas.

 

Eu gosto mais de uma especialidade de Lebkuchen chamada Elisenlebkuchen, que leva apenas 10% de farinha e pelo menos 25% de nozes, avelãs ou amêndoas. Além de provar, aproveite e compre Lebkuchen para presentear, as latas são muito bonitas. Minha marca favorita é a Düll.

 

 

 

 

2 - Springerle

É um tipo de biscoito típico do sul da Alemanha , feito com um design em relevo, pressionando um molde sobre a massa. Histórias bíblicas ou símbolos cristãos eram retratados e, os de Natal e Páscoa eram também muito populares. Agora, os biscoitos estão associados à época do Natal e pelo menos desde a Idade Média, existem modelos de pedra, metal, cerâmica ou madeira.

Os principais ingredientes são: ovos, farinha de trigo e açúcar. Os biscoitos são tradicionalmente aromatizados com anis, embora o anis geralmente não seja misturado na massa.

 

 

A massa dura é enrolada e pressionada com um molde ou por um rolo esculpido. Depois fica secando por cerca de 24 horas antes de ser cozido. O processo de secagem ocorre de modo que tenha um efeito e fique “alto”. Após cozidos, ficam durinhos e estão prontos para serem consumidos em duas ou quatro semanas.

 

Eu experimentei alguns e gostei do de framboesa e um outro de baunilha, apesar que o mais tradicional é o de anis.

 

 

3 - Salsichas

Nuremberg é muito famosa por suas salsichas. Desde o século XIV a tradição já é comprovada e, apenas os açougueiros de porco especializados foram autorizados a produzi-la. Leva um toque de manjerona, mas a sua característica mais conhecida é o tamanho, que pode ter apenas 7 a 9 cm de comprimento e ter um peso máximo de 25 gramas.

 

 

Várias lendas surgiram em função do tamanho da salsicha e a mais conhecida é que foi feita para caber em um buraco de fechadura, na época da praga. O fato é que as especiarias ficaram muito caras na idade média e os fabricantes decidiram mudar o tamanho para reduzir os custos. Em função da tradição o produto ganhou proteção e, só pode ser produzido na área rural de Nuremberg.

 

Além da salsicha de Nuremberg eu recomendo a deliciosa salsicha da Francônia, que é maior e mais temperada. Uma novidade que eu gostei muito foi a salsicha de carne de boi (Rinderbratwürste), à venda no Mercado de Natal de Nuremberg este ano. Experimente todas, são deliciosas :)

 

 

Mostarda doce para acompanhar minha salsicha de carne de boi :)

 

Normalmente as salsichas são vendidas no pãozinho, que aqui na região da Francônia, onde fica Nuremberg, é chamado de "Weggla". Você também verá a palavra Brötchen (palavra oficial em alemão), que significa a mesma coisa (pãozinho). 

 

Depois é só escolher quantas salsichas vão no seu pão, 1 (eins),  2 (zwei) ou 3 (drei). As salsichas de Nuremberg, como são menores, geralmente vêm com 3, por isso chamamos de "Drei im Weggla"/ "3 im Weggla". 

 

Gostou das dicas?

 

Com a nossa consultoria de viagem você terá muitas dicas de restaurantes, hotéis e passeios em diversas cidades da Alemanha.

 

Também temos tours guiados em português, adequado ao seu tempo e aos seus interesses. Sua viagem poderá ser muito mais proveitosa e inesquecível! Podemos planejar diversas experiências.

 

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes #germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

 

Agência de viagens - especializada na Alemanha | Guia brasileira em Nuremberg

Fotos de divulgação dos restaurantes

 

Share on Facebook
Please reload