• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

Ampelmännchen – Mais do que um símbolo de pedestres da Alemanha Oriental

 

Convidei a Daniela Volkmann para escrever algumas curiosidades da Alemanha. A Dani tem um espaço muito bacana chamado Germanizando, pra quem tem interesse na cultura alemã.

 

Vocês podem seguir o @germanizando e conferir um conteúdo muito interessante sobre a Alemanha.

 

Confira abaixo a matéria que ela escreveu:

 

Sabe aquelas sinaleiras de pedestre que tem o desenho de um bonequinho parado pro sinal vermelho (como se fosse sinal de porta de banheiro masculino) e andando pro sinal verde? Em alemão, esse boneco se chama Ampelmännchen.

 

A palavra Ampelmännchen significa homenzinho do semáforo. E nas cidades de Zwickau, Dresden e Fürstenwalde, é possível encontrar a Ampelfrau, a versão feminina do Ampelmännchen, que significa, literalmente, a mulher do semáforo. Mas, além da diferença de gênero, nem todo homenzinho do semáforo é igual. Na antiga República Democrática Alemã, que um dia foi o lado leste alemão, o bonequinho usa chapéu e é um símbolo histórico da Alemanha socialista.

 

 

 

O Ampelmännchen, como esse bonequinho é chamado, é hoje atração turística e uma marca famosa em Berlim. Existem lojas exclusivas que vendem todo o tipo de souvenirs com esse design, como bonecos, canecas, camisetas, chaveiros, bolsas, etc. Além das lojas, também existem cafés e restaurantes da marca. Ele é considerado um mascote muito popular e ainda pode ser encontrado nas faixas de pedestre no lado leste da cidade. Mas não foi sempre assim. Após da reunificação, houve inicialmente a padronização de todos os semáforos pro modelo ocidental, o que gerou protestos entre os alemães do oriente.

 

Somente em 2005, o Ampelmännchen com chapéu voltou a ser usado. Porém, esse é o tipo de coisa que passa despercebido pela maioria dos turistas. São detalhes que você só conhece pesquisando muito antes de ir pra Berlim ou contratando um guia turístico especializado.

 

Conheça o website do Ampelmännchen www.ampelmann.de/en/

e não deixe de conhece-lo na sua próxima visita à Berlim.

 

 

Obrigada Dani!!!

 

Quer conhecer a Alemanha? Saber curiosidades e fazer lindos passeios em português? Fala com a gente!

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes

 

#germanroutes #saboresdalaemanha

 

 

Guia brasileira em Berlim | Guia brasileira na Alemanha

 

Share on Facebook
Please reload