• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

Weihenstephan | Conheça a cervejaria mais antiga do mundo na Alemanha

 

O Luciano Chaves, do Check-In Alemanha, nosso parceiro e correspondente oficial para cervejas na Alemanha nos conta um pouco da história da cerveja e sobre a cervejaria mais antiga do mundo, que fica na Alemanha. 

 

Vamos conferir!

 

Você sabia que os monges tem grande importância no desenvolvimento do processo de produção da cerveja? Sabia também que a Alemanha possui a cervejaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento? 

 

Tudo começou na idade média, os monges, por escolherem uma vida dedicada ao sacerdócio, em determinadas épocas do ano passavam longos períodos de jejum, sendo que durante esses dias não podiam ingerir qualquer tipo de comida, somente podiam beber líquidos, e foi exatamente por isso que esses religiosos tiveram a idéia de produzir cerveja.

 

 

Foram por dois principais motivos: a água era muito impura, contaminada por doenças e no processo de fervura esterilizava-se, e também pela bebida se assemelhar muito com o pão, dando sustância suficiente para todos do mosteiro encararem esses longos períodos de reza e jejum.

 

A partir desse momento a cerveja e seus métodos de produção passaram a ser estudadas pelos monges que, por viverem em um local repleto de conhecimento e dedicado ao estudo, acabaram por desenvolver técnicas mais aprimoradas de produção dessa bebida. Esse fato desencadeou uma grande revolução na produção de cervejas, aumentando significativamente a sua qualidade.

 

 

 

Os monges, com seus estudos, começaram a selecionar os insumos que eram adicionados, tornando a bebida mais agradável para o consumo e refinando seu sabor. "

 

A partir do século VI, os monastérios iniciaram as primeiras atividades de produção em maior escala da cerveja, através de dois monges irlandeses: Columbano e Galo (depois santificados pela Igreja Católica e conhecidos como São Columbano e São Galo)". "Na produção de cerveja os monastérios passaram a ser suficientemente organizados e neles se desenvolveram receitas particulares, guardadas em segredo. Assim os monges foram os primeiros pesquisadores da cerveja, introduzindo, inclusive, a idéia de conservação a frio da bebida.” (Larousse da Cerveja)

 

Outro fruto da dedicação e estudo da cerveja possibilitaram aos monastérios serem as únicas instituições com capacidade para produzirem a bebida em grande escala, pois, até então, as cervejas eram destinadas ao consumo dos próprios monges, dos pobres e vendidas aos peregrinos e camponeses. A venda auxiliava as abadias e os mosteiros a se manterem economicamente com o dinheiro proveniente da venda da bebida.

 

Até os dias de atuais, vários mosteiros se sustentam através da venda de cerveja, visto que em sua grande maioria seguem o preceito “Ora et Labora” que em português significa “Trabalho e Reza”, criado por São Bento de Núrsia, responsável pela criação de uma das maiores ordens monásticas do mundo.

 

A CERVEJARIA MAIS ANTIGA DO MUNDO

 

Sim! Fica na Alemanha e ainda está em funcionamento! 

 

Também é proveniente da criação dos monges beneditinos, a Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan, que produz cervejas oficialmente desde 1040, apesar de ter indícios datados no ano de 720.

 

A cervejaria foi reconstruída 4 vezes durante o período de guerras medievais e até hoje, a mais tradicional cervejaria do planeta, continua localizada no topo da colina Weihenstephan (Sagrada Stephan), em Freising, cidade bávara a 30 km de Munique, capital da Bavária.

 

 

 

Weihenstephan é atualmente uma empresa estatal, controlada desde 1930 pelo Ministério da Cultura e da Ciência da Alemanha, desde então apresentando o oficial brasão da Baviera nos rótulos de todas as suas cervejas. Eu recomendo a experiência!

 

 

O que você acha de fazer um tour de cerveja em Munique e visitar a cervejaria mais antiga do mundo? Vamos conhecer muita história, degustar muitas cervejas e comidas típicas por aqui :) Tudo personalizado para incluir essa experiência em sua viagem.

 

Embarque com a gente!!! Agende o seu tour clicando aqui oh: Contato.

 

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes

#germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

German Routes | Guia brasileira em Munique

Texto e foto: Luciano Chaves (Check in Alemanha)

 

Share on Facebook
Please reload