• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

Potsdam - Um bate e volta de Berlim

 

Nossos parceiros da Go Easy Berlin estão por aqui para mais uma matéria. Vamos conferir?

 

Postdam é uma das cidades mais belas da Alemanha e reúne os principais castelos do período prussiano. A cidade é a capital do estado de Brandemburgo e possui uma população de 168 mil habitantes. A área em que a cidade se encontra possui vinte lagos e veios d’água, que foram originados na última era glacial.

 

Potsdam é a cidade mais próxima de Berlim e pode ser acessada facilmente por trem partindo de Berlim. Os trens chegam na estação central de Postdam (Potsdam Hbf), que é um grande complexo de lojas, restaurantes e cinemas. De lá é possível pegar ônibus ou trams que te levam para o centro histórico. Lembre-se que ao sair de Berlim é preciso adquirir o passe da região ABC, pois a cidade vizinha pertence a região C.

 

Próxima a estação central encontra-se a Igreja de São Nicolau construída no estilo clássico, sendo que sua principal curiosidade é que ela também foi projetada pelo mesmo arquiteto que desenhou a Nova Sinagoga de Berlim.

 

Potsdam é dividida em sete distritos históricos e nove pequenas áreas, sendo uma das mais queridas o Hollädisches Viertel, que foi construído entre 1733 e 1742 sob a orientação de um mestre de obras holandês que vivia na cidade neste período. Foram construídas 134 casas de tijolinhos vermelhos, que encantam todos os que as visitam. 

 

 

Próxima a região da vila holandesa, encontra-se o Nauaner Tor, um dos três portões da cidade que ainda existem. Sua beleza incomparável foi erguida no estilo neogótico no ano de 1754. Este portão foi construído à semelhança do castelo de Inveraray, na Escócia.

 

Babelsberg é o maior distrito de Potsdam e onde está localizado o Filmstudio, que é o estúdio de cinema mais antigo do mundo e o maior da Europa. Grandes filmes legendários do século 20 saíram de lá, tais como Metrópoles e O Anjo Azul, além de produções recentes premiadas, como O Ultimato Bourne, Operação Valquiria e Grande Hotel Budapeste.

 

O Cecilienhof está localizado no nordeste da cidade, às margens do rio Havel, na divisa com Berlim. Trata-se de um dos pontos mais icônicos da história da cidade e também de grande relevância para os rumos que o mundo tomou no pós-guerra. O Palácio, que hoje é Patrimônio Cultural da UNESCO, foi construído no estilo de uma casa de campo inglesa em homenagem à princesa prussiana Cecilie e sediou a Conferência de Potsdam de 17 de julho a 2 de agosto de 1945. Este foi o evento onde Churchill, Truman e Stalin se reuniram para discutir a situação política após a derrota da Alemanha no mesmo ano e defiram as novas fronteiras do país recém derrotado.

 

Nas redondezas do Palácio encontra-se um belo jardim que é muito agradável de se passear. Um fato curioso é que nas proximidades do Cecilienhof fica o prédio que era ocupado pela KGB, agência de inteligência russa, no qual o atual presidente Vladimir Putin passou algum tempo exercendo funções relacionadas a espionagem.

 

Na região da Altstadt encontra-se o xará do Portão mais famoso da Alemanha: o Portão de Brandemburgo. Construído anteriormente ao homônimo mais famoso, ele foi concebido em estilo barroco e era ponto de entrada para a cidade antiga. Sua beleza particular é composta por colunas ornadas no estilo coríntio.

 

A Brandenburger Str. é a rua que está alinhada ao Portão. Nela é possível encontrar diversas lojinhas e restaurantes, nos quais a população da cidade passa seu tempo e mantem a tradição alemã viva. Ao final da rua encontra-se a Igreja católica de São Pedro e Paulo, erguida em 1738 no estilo barroco, com elementos bizantinos e romanos. A torre do sino possui 64 metros de altura, onde se encontram 3 sinos de bronze que possuem os nomes de Maria, Benedito e Pedro & Paulo. A nave da igreja tem o formato de uma cruz grega.

 

O passeio mais enriquecedor da cidade de Potsdam é pelo complexo do Palácio de Sanssouci, que foi o antigo palácio de verão do rei Friedrich, o Grande, amigo íntimo do iluminista francês Voltaire. O palácio foi desenhado entre 1745 e 1747 para suprir a necessidade do rei de ter uma residência privada onde pudesse relaxar longe da corte de Berlim. Em seu estilo rococó, o Palácio possui dez salas principais e foi construído no alto de uma colina aterraçada. Infelizmente, a visão do palácio dá diretamente para edifícios de gosto duvidoso construídos no período pós-guerra pelos soviéticos. Os restos mortais do rei encontram-se junto aos dos seus onze cachorros e não está junto com o resto da maioria da família, todos estes localizados na Berliner Dom. 

 

Próximo ao Sanssouci está localizado o Palácio da Orangerie, ou simplesmente Laranjal, construído pelo rei Friedrich Wilhelm IV entre 1851 e 1864, à semelhança da Galleria degli Uffizi, em Florença. No interior estão os apartamentos reais que foram idealizados para hospedar o czar Nicolau I, da Rússia, e sua esposa. A czarina era a irmã preferida do rei da Prússia.Vinte anos depois de criar o Sanssouci, Friedrich construiu em estilo barroco o Novo Palácio de Potsdam, localizado a oeste do parque, ao final da alameda principal. A intenção era demonstrar poder, força e a capacidade da Prússia apesar da derrota durante a Guerra dos Sete Anos.

 

A visita à cidade onde Einstein estudou faz parte de um roteiro especial para quem visita Berlim e região! 

 

 

Gostaram da matéria?

 

Se você está procurando uma guia brasileira em Berlim, conheça com a German routes! Eu posso te levar para conhecer esta linda cidade com nossos passeios guiados em português. Também posso te ajudar na elaboração de todo o seu roteiro pela Alemanha com o nosso serviço de concierge.

 

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes

#germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

Guia brasileira em Berlim

 

Share on Facebook
Please reload