• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

O que provar na Alemanha | Lebkuchen - O famoso pão de mel de Nuremberg

07.10.2019

 

Lebkuchen, famoso nos mercados de Natal da Alemanha e outros países da Europa, ele é uma tradição. O doce, parecido com o nosso pão de mel, possui diversas variações em sua receita, de acordo com a região que o produz. Mas ele é consumido o ano todo!

 

A história do Lebkuchen é muito antiga. A primeira menção é feita em Ulm, em 1296, depois se espalhou para Munique, Nuremberg, Aachen, Basileia, Augsburg. A origem e o significado do seu nome são incertos. ⠀

 

Nuremberg é conhecida como pioneira na fabricação do Lebkuchen pelos monges, no século XIV. Sua ótima localização na rota de comercialização de especiarias, ajudou a cidade a ganhar a fama que tem.

 

Inicialmente eles eram comprados nos mosteiros, mas depois os nobres da cidade começaram a apreciar a iguaria e servir em festas, casamentos, etc. O produto possuía muita qualidade, por causa dos ingredientes especiais e frescos utilizados na sua elaboração, e valor, era aceito para pagar impostos e usado para presentear reis.

 

A cidade recebeu em 1996 um certificado europeu de qualidade e só ela pode utilizar, com exclusividade, o termo Nürnberger Lebkuchen.

 

 

Os ingredientes mais comuns são: farinha, açúcar, ovo, mel, nozes, gengibre, cardamomo, canela, cravo, anis e noz-moscada. Antes de assar, a mistura é colocada sobre uma obreia, massa finíssima similar a uma hóstia, feita de farinha e água. Depois de pronto, o Lebkuchen pode ser coberto com chocolate, açúcar ou amêndoas e decorado com lindos desenhos.

 

 

 

Dica

Uma especialidade de Lebkuchen que não pode deixar de ser experimentada é Elisenlebkuchen, que leva apenas 10% de farinha e pelo menos 25% de nozes, avelãs ou amêndoas. Essa versão mais requintada, segundo uma lenda, recebeu o nome da filha de um padeiro. Elisabeth adoeceu e nenhum médico conseguia curá-la, então seu pai, conhecendo a riqueza nutritiva das especiarias, elaborou um Lebkuchen com pouca farinha e repleto desses ingredientes e conseguiu restabelecer a saúde de sua filha.

 

Além de provar, aproveite e compre Lebkuchen para presentear. Isso é muito comum por aqui. Existem vários tamanhos, formatos e podem vir armazenados em lindas latas decoradas. O mais conhecido é o da marca Schmidt, mas há outro muito saboroso (mais molhadinho) da marca Düll.

 

 

 

 

Gostou da Lebkuchen? Quer conhecer a Alemanha e experimentar todos os seus sabores?

 

Embarque nesta experiência! Temos passeios guiados em português, adequado ao seu tempo e aos seus interesses. Sua viagem poderá ser muito mais proveitosa e inesquecível! Podemos planejar diversas experiências.

 

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes #germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

 

Agência de viagens - especializada na Alemanha | Guia brasileira em Nuremberg

Fotos de acervo pessoal e free rights

 

Share on Facebook
Please reload