• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

A grande Sinagoga de Nuremberg

03.01.2020

"Está chegando o dia em que o problema judaico será radicalmente resolvido de uma vez por todas ao redor do mundo, porque a humanidade não tem outra saída. Hoje estamos quebrando uma sinagoga e ela nunca será reconstruída novamente... Vocês trabalhadores de Nuremberg, que já foram escravos dos judeus e agora estão felizes em contribuir para a construção do novo Reich, agora eu lhes dou a ordem histórica: COMECE!"  Streicher

 

O registro mais antigo da presença judaica em Nuremberg é de 1112. As comunidades judaicas foram destruídas em Nuremberg em 1298 e novamente em 1349. Todos os judeus foram expulsos da cidade em 1499. Em 1859 os judeus se estabeleceram na cidade novamente e, fundaram uma comunidade oficial, se tornando a maior comunidade judaica da região da Francônia e a segunda maior do estado da Baviera. A comunidade judaica de Nuremberg contava com cerca de 300 famílias e esse número continuou a crescer. 

 

A primeira sinagoga da cidade foi inaugurada em 1296 e destruída durante os pogroms de 1349, para a construção de uma igreja católica (Frauenkirche) no mesmo local. Anos se passaram e, após aprovação do governo em 1860, a comunidade judaica comprou terras para a construção da grande sinagoga de Nuremberg. 

 

A grande sinagoga de Nuremberg foi construída em 1874 e,  durante décadas, a vista da ilha sobre o rio Pegnitz e as casas na margem oposta, com a grande sinagoga ao fundo, foi considerada particularmente pitoresca. Muitos cartões postais com esse motivo estão em circulação.

 

No local da antiga sinagoga, há uma placa de bronze fixada com a sua representação em baixo-relevo. Em frente, sobre um pedestal, está gravada uma Estrela de Davi e um bloco com a inscrição em alemão e em hebraico. “Neste local estava a grande sinagoga de Nuremberg, construída em 1874, em estilo mourisco. Antes da Noite dos Cristais, foi destruída em 09.08.1938 pelos líderes nazistas”.

 

 

Depois que os nazistas chegaram ao em 1933, Nuremberg foi escolhida para a realização dos comícios anuais do partido. As autoridades nazistas e os líderes da região falam sobre a eliminação da "poluição visual na Velha Nuremberg" ou para remediar a "desfiguração da cidade velha de Nuremberg", citando prédios judeus e de obras por judeus como a Fonte de Netuno na principal praça do mercado. A grande sinagoga foi demolida pelos nazistas em agosto de 1938, ao contrário da maioria das sinagogas da Alemanha, que foram destruídas pelo fogo durante a Noite dos Cristais em 10 de novembro de 1938.

 

 

 

 

Se você está procurando um guia brasileiro em Nuremberg, eu posso te levar para conhecer estas lindas cidades. Também posso te ajudar na elaboração de todo o seu roteiro pela Alemanha.

 

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes

#germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

 

 

Share on Facebook
Please reload