• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

Rota Romântica da Alemanha: Dicas essenciais para a sua viagem

24.01.2020

A Rota Romântica (Romantische Straße em alemão) é uma rota turística popular por cidades históricas no sul da Alemanha, de Würzburg a Füssen. São paisagens encantadoras que compreendem arquitetura medieval, bosques, montanhas e estradas maravilhosas.

 

Inicialmente, a estrada construída em 1250 era a travessia das cidades de Augsburg a Würzburg, com passagem para Rothenburg ob der Tauber. Mais tarde, houve uma expansão da Rota Romântica até Füssen.   

 

Foi então que em 1950 a Rota Romântica foi desenvolvida e ampliada como uma forma de disseminar o turismo na região e hoje é um dos maiores famosos roteiros turísticos da Alemanha.

 

 

Qual a melhor época para fazer a Rota Romântica?

 

É possível em qualquer época do ano! Separei em dois grande períodos:

 

1) Maio a Outubro: durante estes meses você vai pegar temperaturas mais altas (apesar que outubro já faz um friozinho), no período que compreende a primavera, o verão e parte do outono na Alemanha. Você encontrará paisagens belíssimas, claras, temperatura amena e os dias são mais longos, ou seja, dá pra aproveitar muito!

 

Tati Tipps: adoro Maio, época de muitas flores e temperatura agradável. E setembro, que já apresenta todo o seu colorido amarelo e vermelho, além de boas temperaturas.

 

Atención.... durante os meses de julho e agosto a temperatura por aqui vai nas alturas e o volume de turistas também aumenta bastante. Inviabiliza? Não. Mas eu recomendo um planejamento com mais antecedência, para garantir que tudo esteja reservado, que seus hotéis tenham ar condicionado entre outras coisinhas. Fala com a gente que ajudamos com tudo isso.

 

2) Novembro a Abril: você encontrará temperaturas mais baixas e até neve em alguns meses. Nessa época o destaque são as feiras de Natal da Alemanha que começam geralmente finalzinho de novembro e vão até 23/24 de dezembro. Acho que vale super você visitar a Rota Romântica nessa época natalina!!!

 

Atención... durante o natal e o ano novo pode ser furada.... muitas lojas e restaurantes fechados. Se puder ir em outra época, acho bem melhor.

 

De janeiro até abril o movimento de turistas cai bastante o que pode ser interessante em alguns casos, mas tem o frio, os dias curtos e muitos locais fechados (restaurantes e lojas), principalmente em janeiro e fevereiro.

Inviabiliza? Não! Já peguei dias de sol e frio em janeiro que foram lindos... mas sigo firmo preferindo os meses de calor.

 

 

Quantos dias para fazer a Rota Romântica?

 

Para conhecer as principais cidades da Rota Romântica, é necessário reservar de 4 a 5 dias. Em algumas cidades, você precisará de um dia inteiro para conhecer as principais atrações e outras apenas 3 a 4 horas já é o suficiente. Todavia, nada melhor do que uma viagem com mais calma (slow travel) para curtir toda a experiência da sua viagem, portanto, vá sem pressa e aproveite cada momento único!  

 

 

De carro ou de trem?

 

Vale fazer a Rota Romântica de carro, mas montar um roteiro de trem (mais compacto) também é possível. Sabendo onde ficar, tudo se ajeita.

 

 

 

Quais cidades visitar na Rota Romântica?

 

Abaixo uma sugestão para um roteiro bacana (para fazer de carro), que pode te ajudar no planejamento da viagem. 

 

Se você precisar de uma viagem desenhada exclusivamente para você, fala com a gente! Meu nome é Tati :) Sou travel designer, especialista em Alemanha. Vamos rechear a sua viagem de experiências :)

 

 

Vamos lá ao roteiro:

 

Dia 1: Würzburg - Os pontos turísticos mais importantes são a Fortaleza Marienberg, a velha ponte principal e a Residência Würzburg. Além disso, a cidade que é o portal dessa jornada pelas paisagens medievais tema magistral Catedral de St. Killian. Uma catedral católica, em estilo românico, construída no ano de 1040 (Idade Média).  

 

Você sabia que em Würzburg tem excelentes opções gastronômicas, saiba mais!

 

 

 

Dia 2: Rothenburg ob der Tauber - Uma das cidades muradas medievais possui um grande acervo arquitetônico medieval preservado. Uma verdadeira relíquia que inspirou muitas histórias da Disney como o clássico Pinóquio, representando a vila em que o personagem vivia. Vale uma foto no Plönlein, uma esquina muito famosa em Rothenburg, que é o melhor ângulo para aquela foto marcante do conjunto arquitetônico da cidade.  

 

Dicas sobre o que fazer em Rothenburg, pode clicar!

 

 

 

Dia 3: Dinkelsbühl e Harburg 

 

Dinkelsbühl - Uma cidade com cerca de 800 anos de existência, considerada uma das joias mais preservadas da Rota Romântica. Eu adoro o lago da cidade (rende muitas fotos) e apreciar as lindas casas enxaimel, típicas da Alemanha. Aqui há um destaque pois algumas casas tem fachadas com nomes pintados à mão em letras românicas, bem fofas.

 

Harburg - Com o seu imponente castelo, datado de 1115, estrategicamente posicionado no alto de uma montanha. Vale subir até lá e apreciar a vista da cidade. Outro local super bonito é a ponte da cidade e seu moinho (bom local para fotos). Atención.... vá somente nos meses de calor ok. 

 

 

 

 

Dia 4: Landsberg e Augsburg 

 

Landsberg am Lech - A cidade tem um centro histórico encantador. Lech é o nome do rio que corta a cidade, formando uma cascata artificial como efeito da correnteza. há bares e restaurantes que oferecem seus salões com vista para essa bela paisagem.    

 

Augsburg - É uma das cidades mais antiga da Alemanha, fundada pelos romanos em 15dC. Uma das principais rotas de comércio europeu mais ricas e luxuosas da época medieval. As igrejas e galerias de Augsburg tem obras de arte renascentista, isso sem contar com Maximilianstraße central que tem longas filas de fachadas históricas e lindas fontes. Imperdíveis são o salão dourado da prefeitura e o Fuggerei. Um local de muita história pra contar.

 

 

 

Saiba onde comer em Augsburg em nosso blog, confira!

 

Tati Tipps: Augsburg é uma opção bacana para quem deseja fazer um bate-volta de Munique, cerca de 30 minutos de trem de alta velocidade. Gosto mais na época de calor, quando a cidade está mais viva e florida.

 

 

Dia 5: Wieskirche e Fussen 

 

Wieskirche: É uma famosa igreja barroca de 1754, toda em estilo rococó que atrai muitos turistas desde 1983 quando foi considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. A Igreja de Wies está situada nos alpes alemães a 5 km de Steingarden, uma cidadezinha no estado da Baviera, bem próxima de Füssen (27km) e de Oberammergau (25km).  

 

Füssen: A cidade é fofa, mas o destaque fica em um vilarejo próximo onde se destacam em uma paisagem deslumbrante os Castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau. Aquele grand finale que você vai amar.

 

 

 

Gostaram das dicas?

 

Quer fazer a Rota Romântica com um guia brasileiro? Fala com a gente!

 

Bis Bald!

Tati

 

 

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes #germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

Guia brasileira na Alemanha

 

Share on Facebook
Please reload