• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 by German Routes contato@germanroutes.com.br

Comercializado por German Routes - Brasil

CNPJ: 32.923.352/0001-05

Entenda por que há tanta influência holandesa em Potsdam

16.01.2019

 

 

 

Potsdam é uma das cidades mais belas do norte da Alemanha, inclusive apelidada por muitos com a Versailles prussiana, uma vez que grande parte dos palácios do império da Prússia lá se encontram.

 

O quarteirão holandês (Holländische Viertel) em Potsdam é um dos mais belos da cidade e quase nos leva para uma viagem para Holanda. O que muitos não sabem é que este estilo não foi trazido por imigrantes holandeses, mas sim a partir da vontade de um dos reis prussianos.

A predileção de Friedrich Wilhelm I pela cultura holandesa (com a qual os Hohenzollern Brandemburgo-Prussiano foram confrontados repetidamente por seu parentesco com a Casa de Orange-Nassau) já o levara em uma viagem educacional a Amsterdã e Haia em 1704/05.

 

Desde então, o modelo holandês continuou sendo uma referência importante para suas ideias de um estado economicamente progressivo e com uma arquitetura funcional. Todas as igrejas que Friedrich Wilhelm I mandou construir em Potsdam têm influências holandesas, mas sem seguir modelos específicos.

 

O bairro holandês é uma expressão da preferência do "rei dos soldados", como ele era conhecido, pelo país no Mar do Norte, assim como o desejo de se beneficiar do conhecimento técnico holandês. O bairro construído no estilo holandês tinha a intenção inicial de atrair artesãos holandeses para Potsdam no século XVIII. Como esses números não chegaram ao número desejado, representantes de vendas, artistas e soldados franceses e prussianos se mudaram para essas novas moradias.

 

Quer conhecer este e muitos outros pontos belíssimos da capital prussiana? Então feche conosco um passeio para Potsdam, você vai se encantar com todas belezas e história deste que é um dos patrimônios da UNESCO.

 

Se você está procurando um guia brasileiro na Alemanha, eu posso te levar para conhecer estas lindas cidades. Também posso te ajudar na elaboração de todo o seu roteiro pela Alemanha.

 

E para ficar por dentro de todas as novidades siga o nosso instagram! @germanroutes

#germanroutes #guiabrasileiraalemanha

 

 

Guia em Berlim

 

Share on Facebook
Please reload