Menu
Alemanha

7 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para você assistir

Campo de concentracao Auschwitz - guia brasileiro

Selecionamos 7 melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, que abordam essa época marcante da história. São os melhores filmes para você se inserir nesse período marcante da história da humanidade.

O cinema sempre nos apresenta muitas histórias comoventes e emocionantes sobre a vida. E com a Segunda Guerra não é diferente: um momento turbulento, envolvendo mais de 10 países, cada qual afetado de alguma forma, fazendo-nos repensar o olhar de cada nação, nas histórias de tantos heróis desconhecidos.

Um pouco de história

Vale lembrar que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi o confronto entre dois grupos distintos os Aliados e o Eixo. Os membros principais dos Aliados eram o Reino Unido, a França, a União Soviética e os Estados Unidos. Como representantes do Eixo, a Alemanha, a Itália e o Japão. Muita história pra contar…

A ideia central da Segunda Guerra Mundial foi a expansão territorial da Alemanha a partir do ditador Adolf Hitler e a ideologia nazista, com o apoio do primeiro-ministro italiano Benito Mussolini, um dos fundadores do fascismo italiano; sob objetivos militares e expansionistas de dominação e mesmo de revanche pela derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em primeiro de setembro de 1939, Hitler invade a Polônia, com isso Inglaterra e França se opõem e declaram guerra à Alemanha.

O resto da história vocês já conhecem – Destruição de muitas das principais capitais da Europa, 60 milhões de pessoas mortas, entre civis e militares, desses 6,5 milhões de judeus, sem contar com outros povos perseguidos pela ideologia nazista como os ciganos, negros e pessoas com deficiência. A vitória dos aliados, sob comando dos Estados Unidos e forças de paz francesas e brasileiras. Enfim, nesse post você conhecerá a fundo maiores detalhes sobre algumas dessas batalhas e o processo de redemocratização.

Confira a nossa seleção de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial:

Guia brasileira na Alemanha - Filmes sobre a segunda guerra mundia
Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Dunkirk:

é um filme de 2017, indicado ao Oscar de melhor filme. O drama narra os esforços de um jovem soldado britânico, Tommy, para fugir de um ataque das tropas alemãs em Dunquerque, na França e conseguir chegar vivo à praia, onde milhares de soldados aliados estão preparando a retirada. O filme trata das perspectivas dos soldados no mar, na terra e no ar e os efeitos das batalhas em cada um. É um dos ótimos filmes sobre a segunda guerra.

Além da Linha vermelha:

foi indicado ao Oscar de melhor filme, trilha sonora, diretor, fotografia entre outros do ano de 1999. Um convite à sensibilidade que nos faz refletir sobre os horrores da guerra. Na natureza intocada da ilha de Guadalcanal no Oceano Pacífico, um grupo de jovens soldados em guerra buscam compreender suas vidas enquanto lutam para sobreviver.

O Resgate do Soldado Ryan:

Um dos filmes sobre a segunda guerra que foi um dos mais premiados de 1999. Apesar de não ter levado o prêmio de melhor filme levou o prêmio de melhor diretor para Steven Spielberg e de melhor fotografia. O filme conta a história do Cap. Miller e seu comando para resgatar o Soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos já mortos em combate, no Dia D, em 06 de junho de 1944. O esquadrão tem por missão trazer Ryan a salvo e mostra também as ações dos aliados durante o desembarque na Praia de Omaha, Normandia, região ao norte da França era dominada pelos alemães e a retomada desse território foi essencial para que os aliados fossem vitoriosos sob o eixo.

A Lista de Schindler:

recebeu o Oscar de melhor filme em 1994, com Steven Spielberg como melhor diretor, entre outras premiações como melhor música, roteiro, direção de arte, fotografia, entre outros. Conta a história de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou cerca de 1200 judeus, os conduzindo a trabalhos em suas indústrias. No início, Schindler, um membro influente no Partido Nazista viu na mão de obra judia uma solução rentável para obter maior lucro em seus negócios durante a guerra. Com o tempo, Schindler passou a defender os judeus, o que se tornou uma das principais atitudes de amor ao próximo da história da humanidade. Um dos mais tocantes filmes sobre a segunda guerra.

A Estrada 47:

você sabia que o Brasil teve papel essencial na Segunda Guerra Mundial como força de paz? É o que apresenta o brazuca “A Estrada 47”. O emocionante longa conta a saga de cerca de 25 mil soldados da FEB – Força Expedicionária Brasileira que atuaram na Segunda Guerra Mundial. Nossos honrados pracinhas eram todos de origem pobre e sem treinamentos necessários para enfrentar uma guerra, precisaram aprender a lutar pela sobrevivência, o frio, a fome, a incerteza e a solidão no sopé do Monte Castelo, enfrentando os membros do eixo e retornando a base após se perderem do seu pelotão. Não fomos contemplados por nenhum Oscar (:/), o mais importante foi o registro da bravura e solidariedade de nossos heróis nacionais! Um carinho especial na categoria filmes sobre a segunda guerra.

A Vida é Bela:

é um inesquecível filme italiano, premiado pela academia com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999. Seu diretor e ator principal Roberto Benigni levou ambas as estatuetas e ainda foi indicado ao prêmio de melhor filme. Um dos grandes filmes sobre a segunda guerra. O enredo narra a história de Guido e seu filho Giosué, judeus italianos, que são levados para um campo de concentração nazista. Para proteger seu filho da violência e terror, Guido precisa usar da imaginação e fazer com que seu filho acredite que estão participando de um grande jogo. Para Guido, a vida é bela até o final.

A Queda – as Últimas Horas de Hitler:

quem nunca viu esse clássico dos filmes sobre a segunda guerra de 2004 que recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro? A Queda (Der Untergang) é um longa alemão conta a angústia de Adolf Hitler, nos bastidores da Batalha de Berlim, quando a Alemanha está prestes a sucumbir aos russos. Muitas cenas desse filme se tornaram virais na Internet, em especial no momento em que o ditador discute energicamente com seus subordinados, depois que Felix Steiner descumpre suas ordens. O filme teve como argumento de seu roteiro, os relatos da secretária pessoal de Hitler, Traudi Junge e de outros sobreviventes.

Existem muitos outros filmes sobre a Segunda Guerra, como o documentário Band of Brothers, Bastardos inglórios, O Pianista entre tantos outros tão emocionantes e marcantes quanto esses. Esses filmes sobre a Segunda Guerra Mundial servem para nos conscientizar não só dos horrores da guerra, mas de nossa responsabilidade para não deixarmos mais esses tristes episódios ocorrerem na humanidade outra vez.

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho 🙂 Tô te esperando! Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 1525 6984141 (Tati)

Clique aqui pra falar com a gente

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

  • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
  • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
  • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

Da nossa série Filmes sobre a segunda guerra. Descubra também a Escócia com nossos passeios personalizados