Menu
Alemanha / Munique

Descubra Munique | Roteiro de 1 dia

Missa em Munique

Procurando o que fazer em Munique? Eu te ajudo! Hoje irei para a linda cidade de Munique. Pode parecer impossível destacar apenas poucas atrações em Munique, uma vez que a cidade tem muito para mostrar. São diversos jardins, museus, castelos, igrejas, rica história e cultura, cervejarias, uma vasta gastronomia… Enfim, um dia realmente é pouco.

Mas neste roteiro de 1 dia sobre o que fazer em Munique, selecionei atrações imperdíveis que farão a sua visita valer a pena e te deixarão apaixonados por Munique. Vou te contar um segredo… Você certamente vai querer voltar com mais tempo 🙂

Da série Descubra a Alemanha – O que fazer em Munique, selecionei algumas coisas que eu gosto na capital da Baviera.

Então, vamos lá? O que fazer em Munique? #PartiuMunique

Se quiser fazer um passeio com um guia brasileiro em Munique: clique no link.

O que fazer em Munique:

München (Munique) provém da palavra Mönch que significa monge. A cidade recebeu este nome por causa dos monges, da ordem beneditina, que dirigiam um mosteiro no local. O brasão da cidade é representado por um deles. Munique é a terceira maior cidade da Alemanha e oficialmente foi fundada em 1158. Como muitas cidades alemãs, Munique sofreu com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial e se reergueu.

Hoje, Munique abriga grandes empresas, indústrias de alta tecnologia e instituições científicas e, desde a década de 80, se destaca por seu crescimento econômico e índices baixos de desemprego. A cidade também é muito conhecida pela tradicional festa alemã que atrai turistas de todo o mundo, a Oktoberfest.

Atrações turísticas

  • Karlplatz
  • Igreja de São Miguel
  • Frauenkirche
  • Marienplatz
  • Igreja de São Pedro
  • Viktualienmarkt
  • Hofbräuhaus Cervejaria
  • Nationaltheater München – Ópera de Munique
  • Residenz München
  • Hofgarten

KARLPLATZ

O que fazer em Munique, dica 1. Seu passeio começa nesta grande e movimentada praça, construída no século XVIII, no centro de Munique. Karlsplatz recebeu este nome em homenagem ao príncipe da Baviera, Carlos Teodoro, mas é conhecida, popularmente, como Stachus, nome de um pub que ficava no local. Ele mesmo trocou o nome da praça em sua homenagem. Aqui turistas e moradores se misturam e o clima descontraído faz com que todos se sintam acolhidos.

No verão, algumas pessoas se acomodam pelo chão ou em bancos e apreciam o lindo chafariz, construído em 1970, que embeleza a praça lançando jatos de água e formando despretensiosamente um lindo arco-íris. Já no inverno, uma pista de gelo é montada no local, garantindo a diversão para quem se aventura a patinar e para quem apenas observa.

Ao redor da praça há construções que sobressaem, como: o grandioso Justizpalast (Palácio da Justiça), com seu estilo neobarroco e uma linda cúpula central de vidro, Kaufhof a primeira loja de departamentos construída em Munique, após a Segunda Guerra Mundial e o impressionante Karlstor, portão medieval que dava acesso à cidade e tinha a função de protegê-la de ataques, documentado pela primeira vez em 1302 e, nessa época, chamava-se Neuhauser Tor.

Na Karlsplatz existe uma passagem subterrânea que além de dar acesso ao metrô e ao trem, concentra uma enorme quantidade de restaurantes e lojas, como um shopping no subsolo.

Igreja de São Miguel

O que fazer em Munique, dica 2. A Igreja de São Miguel (St. Michaelskirche) é a minha favorita! A igreja jesuíta foi construída pelo duque Guilherme V de Baviera, no final do século XVI, para ser o centro da Reforma Católica. Sua arquitetura em estilo barroco é impressionante!

Possui um enorme teto abobado sobre o altar (só é menor do que o da Basílica de São Pedro em Roma), lindos entalhes nas paredes, no teto e nos pilares e os detalhes dourados contrastam com o branco que predomina em seu interior. A pintura branca cria uma atmosfera de tranquilidade, paz e intimidade.

A sua visita pode se tornar ainda mais especial, se no dia, houver ensaios ou apresentações do coro e da orquestra. No local há uma cripta onde estão sepultados membros da família real bávara, destacando o rei Luís II, responsável pela construção de diversos castelos na Baviera como, por exemplo, o Castelo de Neuschwanstein.

Quer visitar o Castelo de Neuschwanstein com um guia brasileiro? Clique aqui

FRAUENKIRCHE

O que fazer em Munique, dica 3. A Catedral de Munique, Frauenkirche ou Igreja de Nossa Senhora foi construída no século XV e é a maior da cidade. Localizada na região central, a igreja de estilo gótico é imponente e tem como característica marcante as duas cúpulas verdes idênticas que preenchem o céu, sendo vistas de muitos pontos da cidade, graças a uma determinação que limita a altura das construções nas proximidades. Normalmente, a torre sul da catedral pode ser visitada e faz o papel de uma ótima anfitriã, apresentando uma vista panorâmica fantástica de Munique e dos Alpes.

Ao entrar na igreja, você ficará surpreso com a sua amplitude, que é capaz de acomodar milhares de pessoas. Além disso, há outros destaques, como: o lindo vitral atrás do altar e o grande crucifixo preso ao teto, que por estar suspenso, dá a impressão que flutua. Frauenkirche também é conhecida pela Der Teufelstritt ou Pegada do Diabo que fica na entrada da igreja. Existem várias versões para a lenda que envolve a pegada misteriosa…

Uma delas é que o diabo ficou irritado pela edificação de mais uma igreja em Munique e foi destruí-la, mas quando entrou nela, surpreendeu-se porque não possuía janelas. Com isso, riu alto e ridicularizou a construção, tendo em mente que ninguém iria a uma igreja sem janelas, e com alegria bateu seu pé firmemente no chão, deixando a sua marca.

Ao ser concluída, o diabo viu que muitas pessoas frequentavam a nova igreja e descobriu que havia janelas “camufladas” entre as colunas. Percebendo seu erro, ficou furioso e se transformou numa ventania para destruir a catedral, mas não obteve êxito. Até hoje, o som do vento está presente, como uma trilha sonora, fazendo com que os visitantes lembrem-se da lenda.

Guia brasileiro em Munique
A Catedral de Munique, Frauenkirche

MARIENPLATZ

O que fazer em Munique, dica 4. No coração de Munique está Marienplatz, uma praça movimentada, cenário de festas, eventos, manifestações políticas e comemorações dos torcedores e do time Bayern de Munique pela conquista de títulos. Aqui também é realizado o famoso mercado de Natal (Weihnachtsmarkt), onde centenas de barracas vendem comidas típicas, doces, artesanatos, enfeites de Natal e etc. O local recebeu este nome por causa do monumento localizado no centro da praça, dedicado à Virgem Maria, padroeira da Baviera.

A Mariensäule ou Coluna de Maria foi erguida em 1638, a pedido do rei Maximiliano I, em agradecimento ao fim da ocupação sueca, durante a Guerra dos Trinta Anos. A coluna de 11 metros de altura tem na sua ponta a imagem dourada de Maria, segurando Cristo em um dos braços e a seus pés uma lua crescente, simbolizando fé e esperança.

A praça também abriga outras construções que merecem destaque como, por exemplo: Neues Rathaus – A nova prefeitura, em estilo neogótico, possui detalhes lindos, uma torre de 85 metros decorada com um belo relógio, figuras importantes, gárgulas, mas o que sobressai é o Glockenspiel, localizado em sua fachada. Diariamente, o carrilhão reproduz duas histórias do século XVI com uma trilha sonora de 43 sinos. Na parte de cima, a cena retrata o casamento do duque Guilherme V, fundador da cervejaria mais famosa da região Hofbräuhaus.

Para homenageá-los, acontece um combate entre dois cavaleiros armados com lanças, um representa a Baviera e o outo Lothringen. Não vou estragar a surpresa contando o fim da história, assista e veja quem foi o vencedor do duelo.Na parte debaixo, a cena retrata os fabricantes de barris dançando após uma grave epidemia de peste para demonstrar vitalidade, coragem e lealdade ao duque. O espetáculo ocorre diariamente às 11h, às 12h e às 17h (exceto no inverno). Altes Rathaus – A antiga prefeitura foi construída no século XIV e reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. No local, funciona o museu do brinquedo, conhecido como Spielzeugmuseum.

Acabou? Ainda não!Tem mais umas coisinhas para você ver por aqui: Kräutlmarktbrunnen, Fischbrunnen, Charming Julia.

Igreja de São Pedro

O que fazer em Munique, dica 5. Eu diria que Peterskirche guarda toda a sua beleza na parte interna da igreja. Construída no século XI, pelos monges beneditinos, é a igreja mais antiga de Munique. Possui estilo gótico, um teto com afrescos belíssimos e vários detalhes dourados. A Igreja de São Pedro passou por reconstruções em decorrência de um incêndio em 1327 e dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial que a destruíram.

A sua torre, conhecida como Alter Peter, tem mais de 91 metros e oferece uma vista deslumbrante da cidade e dos Alpes, mas para isso, você terá que “desbravar” cerca de 300 degraus e considerar outro obstáculo: os espaços estreitos. Quando chegar ao topo, vibre com a sua conquista, aprecie cada ângulo que a torre oferece e tire lindas fotos.

VIKTUALIENMARKT

O que fazer em Munique, dica 6. Este é o mercado ao ar livre mais antigo de Munique, tem 210 anos. Muito conhecido, o mercado atrai turistas, moradores, cozinheiros profissionais e amadores, todos atrás de sabores, de produtos frescos e de qualidade, de um bom almoço e de cerveja (é claro!). As várias barracas oferecem uma diversidade de produtos – verduras, frutas, carnes, salsichas, linguiças, pães, queijos, vinhos, flores… Ufa! O que fazer em Munique? Tem muito mais! Aqui você também encontra restaurantes ou se preferir o Biergarten Viktualienmarkt, uma área com mesas e cadeiras para você beber cerveja e comer petiscos trazidos de casa ou comprados no próprio mercado.

Outro fato que chama a atenção, é o mastro localizado no centro de Viktualienmarkt. Pintado com as cores da Baviera (azul e branco) e decorado com figuras de profissões artesanais. O grande mastro está ligado a uma tradição bem antiga e indica a relevância do mercado para a região. O Maibaum ou Árvore de Maio celebra a chegada da primavera e, consequentemente, a época da colheita. Anualmente, em 1º de Maio, dia dos trabalhadores, acontece uma festa tradicional para realizar a troca do mastro do ano anterior. É uma comemoração muito alegre com música, dança, bebida e comida típicas.Vocês concordam comigo que conhecer um mercado como este é uma experiência e tanto? Dê uma passada por lá! Fica bem perto da Marienplatz.

CERVEJARIA HOFBRÄUHAUS

O que fazer em Munique, dica 7. A cervejaria Hofbräuhaus é uma das mais famosas de Munique, foi fundada em 1589 pelo duque Guilherme V, para servir apenas a corte. Somente em 1828 passou a vender cerveja ao público. Por conta da sua popularidade o local está sempre lotado, repleto de turistas. Possui um amplo salão com decoração rústica, mesas e cadeiras de madeira maciça, grandes lustres e lindas pinturas no teto relacionadas à cerveja, música, alimentos/ingredientes e às cores da Baviera.

Os atendentes, que vêm e vão, carregando enormes canecas e pratos, usam roupas típicas – Lederhose para os homens e o Dirndl para mulheres.

Axel usando o Lederhose, traje típico da Alemanha

Tem cerveja de todos os tipos e para todos os gostos: tradicional clara (Original ou Helles), escura (Dunkel), de trigo (Weißbier), light (Weiße leicht) e pasme, sem álcool. Eu adoro uma chamada Radler, que é super refrescante e bem leve, pois é uma mistura de limão e cerveja. Escolha a sua e um brinde! Prost!

TEATRO NACIONAL

O que fazer em Munique, dica 8. Outra dica da nossa série o que fazer em Munique é o Teatro Nacional é o palco de óperas e balés em Munique. Inspirado no Odéon de Paris, foi construído em 1818 a pedido do rei Maximiliano I. É uma edificação que marca presença com suas colunas, refletindo a grandeza dos monumentos da antiguidade grega, além de ser elegante e refinada, na parte interna. Em 1823, o teatro foi destruído pelo fogo e levou 2 anos para ser reconstruído. Após a reconstrução, muitas estreias foram encenadas no local, como Tristão e Isolda, de Richard Wagner.

Infelizmente, o teatro também sofreu com os bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e passou por mais uma reconstrução. A sua terceira versão foi inaugurada em 1963 com a apresentação de Die Meistersinger von Nürnberg, também de Richard Wagner. Desde então, é a casa de produções importantes e de estreias mundiais.O Nationaltheater München está localizado na Max-Joseph Platz, praça que foi construída em conjunto com o teatro.

RESIDENZ

O que fazer em Munique, dica 9. O antigo palácio foi a residência da família real de 1508 a 1918. Passou por várias modificações, à medida que cada governante o ocupou e deu seu toque ao lugar, isso é perceptível em sua arquitetura. São mais de 130 cômodos e a riqueza de detalhes é impressionante!

O Residenz possui 3 alas: museu (Residenzmuseum), sala do tesouro real (Schatzkammer) e teatro (Cuvilliés-Theather).O palácio não ficou ileso à Segunda Guerra Mundial, foi praticamente destruído em sua totalidade. Por conta disso, muitos objetos são réplicas perfeitas dos originais. Para conhecer tudo, reserve pelo menos 2 horas do seu dia. Caso não tenha esse tempo disponível, você pode conhecer parte do palácio, comprando as entradas separadas ou os tíquetes combinados.

HOF GARTEN

O que fazer em Munique, dica 10. Localizado atrás do palácio Residenz, o Jardim da Corte foi construído em 1613, a pedido do rei Maximiliano I. Inspirado no movimento renascentista italiano é um jardim romântico, um dos mais bonitos de Munique. No centro de Hofgarten está o Templo de Diana, construído em 1615.

O que fazer em Munique
Templo de Diana, construído em 1615

Oito caminhos existentes no jardim levam ao pavilhão, que se assemelha a um coreto. Sobre o telhado está a réplica da escultura Tellus Bavaria, criada em 1623. Seu passeio termina neste lindo jardim, um lugar onde é possível relaxar e fazer uma retrospectiva das experiências incríveis vividas neste dia, enquanto contempla a beleza das flores, árvores, fontes e dos arbustos.

O que fazer em Munique – Outras coisas bacanas para visitar:

Palácio de Nymphenburg

O que fazer em Munique, dica 11. O Palácio de Nymphenburg é um dos maiores complexos de palácios da Europa. Seus salões luxuosos e os jardins maravilhosos. Uma viagem ao passado e não poderia faltar em nossa série o que fazer em Munique.

Olympiapark e Jardim Inglês

O que fazer em Munique, dica 12. O Parque Olímpico de Munique (Olympiapark) sediou os Jogos Olímpicos de 1972. São mais de 300 hectares dedicados à celebração de competições esportivas, que são hoje um espaço de lazer. Ele já foi: Espaço militar, aeroporto e… até um depósito de lixo!

Estádio Olímpico de Munique,tem capacidade para quase 70.000 pessoas. E ainda temos por ali o BMW Welt e a Olympiaturm, a Torre Olímpica. Seus quase 291 metros fazem dela a torre mais alta de Munique

Jardim Inglês ou Englischer Garten é um dos maiores parques urbanos do mundo. Lá você irá encontrar um local onde muitos praticam surf em Munique, você vai descobrir. 

Passeios – arredores de Munique:

  • Clique aqui para conhecer os nossos passeios guiados em português.

Transfer em Munique

Clique aqui para reservar com os nossos parceiros: Transfer em Munique.

Uma viagem é uma experiência sensorial! Cores, aromas e sabores. É com esse olhar que vou construir a viagem dos seus sonhos. Viajar é voltar com a mala cheia de aprendizados, Viajar é se CONECTAR, é se Re-DESCOBRIRé se TRANSFORMAR!

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

  • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
  • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
  • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

Conheça as nossas viagens personalizadas:

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho 🙂 Tô te esperando! Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 176 76124420