Menu
Alemanha

Páscoa na Alemanha | História e tradições

Páscoa na Alemanha

A Páscoa na Alemanha, como nos demais países, é uma das comemorações mais importantes do calendário cristão. No entanto, a celebração começou bem antes do cristianismo, pois desde os tempos pré-históricos as pessoas celebravam os equinócios e os solstícios como tempos sagrados. A Páscoa era um festival pagão que celebrava a primavera.

Após o cristianismo, o período da Páscoa foi associado à ressurreição de Cristo. Os festivais de primavera representavam uma nova vida e a passagem do frio do inverno. Assim foram associados a Jesus ter vencido a morte ao ser ressuscitado após a crucificação.

Em 325 d.C, o primeiro grande conselho da igreja, o Concílio de Nicéia, determinou que a Páscoa deveria cair no domingo seguinte à primeira lua cheia após o equinócio da primavera. É por isso que a data muda e porque as festividades da Páscoa são frequentemente chamadas de “festas móveis”.

Abaixo vamos conferir:

  • O nome da Páscoa na Alemanha
  • Feriado de Páscoa
  • Ovos como decoração e brincadeiras
  • Osterbaum – a árvore da Páscoa
  • Coelho da Páscoa
  • Fogueira
  • Flores na Páscoa
  • Caminhada de Páscoa
  • Os chocalhos de madeira
  • Comidas na Páscoa

O nome da Páscoa na Alemanha – Ostern

Na maioria das línguas europeias, a festa cristã tem um nome derivado da palavra hebraica Pesach para a Páscoa judaica, quando se dizia que Jesus havia sido crucificado. Em grego, a festa é chamada de Pascha, em italiano Pasqua, em dinamarquês Paaske, em francês é Paques. No entanto, em alemão, o festival se chama: Ostern.

Em 725 d.C um monge inglês chamado Bed escreveu que a Páscoa recebeu o nome de uma deusa anglo-saxônica chamada “Eostre“, a deusa da primavera ou da renovação. Em 1835, Jacob Grimm propôs que o equivalente alemão Easter deve ter derivado do nome da mesma deusa, cujo nome germânico ele reconstruiu como “Ostara“.

Isso nunca foi comprovado, mas também há uma teoria mais recente: grande parte da Alemanha foi convertida ao cristianismo e a origem poderia ter sido do nome inglês antigo Eastron. Isso explicaria o nome e descartaria a existência de uma deusa germânica.

Páscoa na Alemanha
Ostara – Páscoa na Alemanha

Feriado de Páscoa

Na Alemanha há 2 dias de feriado: Sexta-feira (Karfreitag) e Segunda-feira (Ostermontag).

Ovos como decoração e brincadeiras

Decorar ovos é um costume popular na Alemanha e um programa para toda a família.

Páscoa na Alemanha
Páscoa na Alemanha

Durante a Idade Média, as pessoas começaram a decorar ovos e comê-los após a missa no domingo de Páscoa, após o jejum durante a Quaresma. Além da carne, a Igreja proibia aos fiéis de comer ovos durante a Quaresma. Para não estragar, eles passaram a ser cozidos e enfeitados e, também, dados como presente.

Uma brincadeira típica da Páscoa época é esconder os ovinhos dentro de casa ou nos parques das cidades. A caça aos ovos é uma tradição de longa data do Domingo de Páscoa alemão, em que as crianças procuram ovos coloridos cozidos, coelhinhos de chocolate, ou ninhos recheados de ovinhos de chocolate. Algumas famílias escondem os ovos em parques onde as crianças podem “caçá-los” durante uma caminhada em família. O ‘Osterhase’ (Coelhinho da Páscoa) esconde os ovos coloridos.

Em um livro do professor alemão de medicina Georg Franck von Franckenau publicado em 1722, existe a primeira associação do coelho com a Páscoa, ele cita a “lebre da Páscoa”. No folclore, as lebres escondiam os ovos coloridos que as crianças caçavam, o que nos sugere que, já no século 18, os ovos decorados eram escondidos em jardins para a caça aos ovos.

Osterbaum – a árvore da Páscoa na Alemanha

A Osterbaum é um dos grandes símbolos da Páscoa na Alemanha. Os galhos de árvores sao enfeitados com ovos coloridos.

Osterbaum – a árvore da Páscoa na Alemanha

Aqui na Alemanha temos uma árvore de Páscoa muito famosa em Saalfeld. A árvore foi decorada pela primeira vez em 1965, na época com apenas 18 ovos de plástico pela família Kraft. Nos anos seguintes o número de ovos aumentou para cerca de 350 e foi crescendo, crescendo… Em 2012, o limite de 10.000 ovos foi ultrapassado pela primeira vez. A família Kraft decorou a árvore pela última vez em 2015 e cidade de Saalfeld concedeu ao casal Kraft a Medalha da Cidade. A árvore continua até hoje em um novo local.

Mas a maior árvore da Páscoa fica no Brasil, na cidade de Pomerode 🙂

Coelho da Páscoa

Muitos dos costumes pagãos associados à celebração da primavera acabaram sendo absorvidos pelo cristianismo. Coelhos e ovos são antigos símbolos de uma nova vida, pois na primavera, a natureza “retorna” e o frio vai embora. O coelho é considerado um mensageiro da primavera e símbolo da fertilidade.

Durante o século 19 os coelhos se tornaram um símbolo popular da Páscoa com o crescimento da indústria de cartões comemorativos, pois os serviços postais se tornaram acessíveis.

Os primeiros coelhinhos comestíveis, foram feitos na Alemanha e grandes empresas de confeitaria, na Inglaterra, começaram a fabricar ovos de chocolate.

Chocolate de Páscoa
Coelho de chocolate ganhou fama quando foi colocado na porta de uma drogaria nos estados unidos

Fogueira – Páscoa na Alemanha

O costume de acender uma fogueira já era conhecido entre os antigos povos germânicos.

Na noite de sábado para domingo de Páscoa, galhos e gravetos são empilhados para fazer uma enorme fogueira, dissipando simbolicamente os maus espíritos, afastando os últimos vestígios do inverno e anunciando a primavera, a vida e o nascimento.

Flores – Páscoa na Alemanha

Junto com a Páscoa vem o desabrochar de muitas belas flores e algumas estão mais associadas à Páscoa. Na primavera as pessoas geralmente preferem tulipas e narcisos.

A maioria dos alemães limpa suas casas na primavera e as decora com flores e plantas frescas, principalmente tulipas na Páscoa. Outras decorações incluem ninhos para a porta da frente da casa ou a mesa de jantar.

  • Tulipas (Tulips): chamadas de precursores da primavera, pois são algumas das primeiras flores a desabrochar. Os bulbos de flores na primavera, como a tulipa, parecem ressurgir dos mortos, o que é um dos motivos pelos quais são associados à Páscoa.
  • Narciso (Daffodils): são símbolos de uma nova vida. Diz a lenda que o primeiro narciso apareceu para confortar Jesus no jardim Getsêmani (o jardim onde Jesus foi orar na noite em que foi traído e preso).
Páscoa na Alemanha - Flores
Páscoa na Alemanha – Flores (Narciso – Daffodils)

Caminhada de Páscoa

O poema de Páscoa mais popular da Alemanha de Johann Wolfgang von Goethe, descreve os sentimentos alegres que as pessoas têm, quando os dias frios de inverno acabam e os primeiros raios de sol da primavera fornecem o cenário perfeito para um passeio de Páscoa junto com o família ou amigos.

Depois do longo inverno europeu, neste passeio as pessoas saem para contemplar a primavera e o desabrochar das flores.

O costume foi imortalizado por Goethe no romance “Fausto”. “Zufrieden jauchzet Groß und Klein: Hier bin ich Mensch, hier darf ich’s sein!”

Os chocalhos de madeira

Chamados de “Osterratschen”. Em algumas regiões, crianças saem às ruas no domingo, tocando o instrumento e batendo palmas para convocar os fiéis à missa. O chocalho da Páscoa é um costume antigo mais praticado na Áustria e em regiões católicas da Alemanha. 

Páscoa na Alemanha - Chocalhos
Páscoa na Alemanha – Chocalhos

O costume foi documentado já em 1482. Isso acontece pois durante a Semana Santa, da Quinta-feira à Sexta-feira Santa, nem um único sino de igreja toca.

Comidas na Páscoa

  • Quinta-feira (Gründonnerstag): pratos verdes, como saladas.
  • Sexta-feira (Karfreitag): peixe.
  • Sábado (Karsamstag): dia de preparar e assar os pães, bolos e biscoitos para o domingo.
  • Domingo (Ostersonntag): dia de comer os assados e também carnes, como coelho assado presuntos,
  • Na Segunda (Ostermontag)… vamos de dieta kkk

Quinta-feira Santa – Gründonnerstag

Nesse dia, relembramos sobre a última ceia que Jesus celebrou com seus discípulos. O nome Quinta-feira Santa teve, no século XIII, a adição documentada do termo verde. São vários significados possíveis, mas segundo a antiga tradição, na Quinta-feira Santa os pratos verdes devem ser consumidos. 

Nesta época, ervas frescas já tinham sido colhidas, e geralmente já estavam crescendo na floresta. Isso também pode estar relacionado aos regulamentos gerais de jejum para a Semana Santa ou até mesmo sobre ideias anteriores do poder da primavera e seu efeito curativo.

Uma boa opção para este dia é o molho verde típico de Frankfurt. Saladas também são boas opções.

É bom, pode confiar! Páscoa na Alemanha

Sexta-Feira da Paixão – Karfreitag

Em algumas comunidades religiosas, fiéis realizam procissões que representam a Via Sacra. Na Alemanha, algumas comunidades preservam a quietude neste dia, inclusive restringindo horários de festas. Não é permitido comer carne, pois lembra o sofrimento do corpo de Cristo. Aqui também se come peixe na sexta-feira.  

Sábado de Páscoa – Karsamstag

O Sábado Santo ou “Sábado de Páscoa” ainda conta como Quaresma pelo menos até o meio-dia. É o clássico dia de assar as guloseimas para o domingo, como o clássico cordeiro da Páscoa, pães e biscoitos (em formatos de coelho e cordeiro). 

Domingo de Páscoa – Ostersonntag

No domingo de Páscoa na Alemanha, as famílias alemãs tradicionalmente se reúnem para um grande brunch de Páscoa.

Uma variedade de pães como um “Hefezopf” (literalmente: trança de fermento) sao servidos. Há também a “Osterkranz” (guirlanda de Páscoa) que pode ser recheada com nozes e frutas secas.

Hefezopf – Páscoa na Alemanha

Em algumas partes da Alemanha, o Osterlamm, um bolo em forma de cordeiro decorado é servido.

Osterlamm – Foto: Chefkoch – Páscoa na Alemanha

FELIZ PÁSCOA!!!

Páscoa na Alemanha

Guia brasileiro na Alemanha:

Gostaria de conhecer a Alemanha em passeios guiados em português? Fala com a gente!

Queremos que você Descubra a Alemanha de um jeito descontraído e personalizado, adaptado ao seu ritmo e aos objetivos da sua viagem. Que a sua viagem pra Alemanha seja dos sonhos!

  • ​Fatos históricos e culturais da Alemanha, apresentados pelo seu guia brasileiro (anfitrião German Routes).
  • Curiosidades sobre a vida local na Alemanha, contados por guias que moram na Alemanha e vivem a cultura local.
  • Atrações que fazem sentido em seu roteiro de viagem, para que você tenha um turismo personalizado, feito sob medida pra você.
  • Gastronomia típica: para provarmos o que a Alemanha nos oferece.
  • Dicas sobre a cidade, transportes, lojas e outros passeios, para que você não se preocupe com nada e não passe nenhum perrengue em sua viagem.

Conheça as nossas viagens personalizadas:

Moro atualmente na Alemanha e já explorei muitos cantinhos por aqui (vivo em busca de novidades e momentos UAU). Acredito em conceitos que norteiam uma viagem de transformação e significado. Organizo o seu roteiro de viagem para Alemanha com base em minha experiência, utilizando boas práticas e padrões internacionais do TT (Transformational Travel designers). Sou Travel Designer e Guia brasileira na Alemanha.

Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho  Tô te esperando! Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

  • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
  • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
  • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

*Conheça também nossos passeios pela Escócia