Menu
Munique

As 6 grandes cervejarias de Munique

Bamberg Alemanha

As 6 grandes cervejarias em Munique são: Augustiner, Spaten, Hofbrauhaus, Löwenbrau, Hacker-Pschorr e Paulaner. O Luciano Chaves, nosso correspondente para cervejas na Alemanha nos conta um pouco das cervejarias com super dicas.

Vamos conferir!

Munique é conhecida mundialmente como a “capital cervejeira”, pois a cidade possui 6 grandes cervejarias de muita história e tradicionalismo. São estas cervejarias em Munique que comandam o festival de cerveja mais famoso do mundo: a Oktoberfest.

Conheça um pouco da historia de cada uma:

Cervejarias em Munique – As 6 grandes

Augustiner:

Em 1328, os monges agostinianos começaram a fabricar cerveja em um local dentro da muralha da cidade de Munique. Os monges estavam intimamente associados à fabricação de cerveja: parte de sua missão era ajudar os pobres, necessitados e doentes em um período em que a água potável era uma raridade.

Em 1803, a cervejaria acabou saindo das mãos dos monges e passou para o estado da Baviera, mas o seu nome permaneceu.

No ano de 1829 ela foi comprada por Anton e Therese Wagner. No entanto, algumas décadas depois seu filho, Joseph Wagner, assumiu os negócios da família. São as iniciais de Joseph Wagner que você vê no logotipo da empresa. (J.W.).

A cervejaria em Munique foi gravemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, mas felizmente foi reconstruída e hoje é protegida como monumento histórico de Munique. Ela é considerada a mais antiga ainda em funcionamento da capital bávara.

Das cervejarias em Munique Augustiner é certamente a mais popular da cidade entre os moradores e é a única das 6 grandes cervejarias que não exporta suas cervejas, ou seja, você só poderá beber quando estiver visitando a cidade.

Cerveja Sugerida: Helles

O estilo Helles de Munique, ou simplesmente “hell” que significa “claro” em alemão foi criado em 1894 e é a cerveja consumida pela população local. Uma cerveja leve e refrescante, com baixo amargor e perfeita para qualquer situação.

Spaten:

Fundada em 1397, das cervejarias em munique, essa teve uma importância imensa para a época e para o mundo cervejeiro.

O nome do responsável foi Gabriel Sedlmayr (iniciais carregadas na logomarca até hoje). Ele é o mestre cervejeiro pioneiro de técnicas que passaram a melhorar a qualidade da cerveja. Após a sua morte, seus filhos assumiram e a Spaten chegou a ser maior cervejaria de Munique. A família seguiu como proprietária por varias gerações.

Nessa cervejaria foi desenvolvida a cerveja do estilo Helles de Munique, que passou a ser a cerveja mais consumida da região sul da Alemanha.

Cervejaria Hofbräuhaus:

Originalmente fundada em 1589 pelo Duque Wilhelm V, a cervejaria Hofbräuhaus foi durante muitos anos responsável por abastecer somente a família real e pessoas de alto poder. Em 1828 ela abriu as suas portas para o publico de Munique, através de um decreto.

A cervejaria acabou se tornando uma referencia da vida pública e política de Munique, recebendo importantes personagens como clientes assíduos, como por exemplo, Lenin. A cervejaria ainda testemunhou a proclamação da “República Soviética de Munique” e ainda o programa dos 25 pontos do partido nacional socialista alemão, que futuramente regeriam o partido nazista.

Das cervejarias em Munique, a HB é um dos principais pontos turísticos da cidade, recebendo pessoas dos 4 cantos do mundo. A mais famosa das 6 grandes cervejarias em Munique.

A cervejaria HB é uma das nossas paradas em nosso tour guiado pelas cervejarias em Munique. Quer conhecer? Clica aqui: Passeios em Munique. Temos tours históricos, gastronômicos com degustação de cervejas e comidas típicas de Munique.

cervejarias em munique HB
cervejarias em Munique: a famosa cervejaria HB

Cerveja sugerida: Hofbräu München Dunkel

Trata-se de uma cerveja muito antiga, que surgiu muito antes das cervejas claras e leves na Baviera. Foi a primeira cerveja da HB e permanece com a receita original desde a sua fundação. Apesar de escura, ela é leve e extremamente saborosa, ideal para evoluir o paladar para outros estilos de cervejas.

Vale lembrar que dependendo da época que você estiver visitando a HB de Munique, poderá provar uma cerveja sazonal, isso não fica explicita no cardápio, mas podemos te orientar em nosso tour de cervejas por Munique.

Löwenbrau:

Fundada em 1524, Löwenbrau significa Literalmente “Cervejaria do Leão”. O Leão é um dos símbolos de Munique. Atualmente é controlada pela poderosa empresa do ramo de bebidas, a AB-INBEV.

A dica aqui não é a cerveja em si, mas sim para a Oktoberfest, pois é por lá que rola uma das famosas “ afterparty”. Se ainda tiver pique, corra pra lá.

Hacker-Pschorr:

No final do século XVIII, Josef Pschorr comprou a cervejaria Hacker de seu sogro Peter-Paul Hacker. Posteriormente fundou uma cervejaria separada com seu próprio nome.

Em 1972, Hacker e Pschorr se fundiram para formar a Hacker-Pschorr, mas passaram 3 anos comercializando as cervejas com as marcas separadas. Em 1975 iniciaram a venda com o nome atual. O logotipo é uma união dos brasões das duas cervejarias.

Esta cervejaria de Munique tem uma importância imensa para a maior festa cervejeira do mundo, a Oktoberfest e, nós podemos te ajudar a conhecer toda essa riquíssima história e muito mais. Ah, uma dica pra você que pretende visitar a festa: a tenda da cervejaria é considerada por muitos como a mais animada.

Cerveja Sugerida: Kellerbier

Trata-se de uma cerveja não-filtrada e não pasteurizada, o que confere um sabor único além da sua alta refrescância. Ela é servida diretamente dos barris de madeira em que a cerveja é fermentada em baixas temperaturas.

“Keller” em alemão significa porão, lugar em que essas cervejas eram armazenadas antigamente.

Cervejaria Paulaner:

Assim como a Augustiner, a Paulaner também iniciou as atividades como uma cervejaria monástica em 1629.

Sua primeira criação, foi a Paulaner Salvator, uma cerveja que ficou conhecida como o “pão líquido”, pois foi criada como uma alternativa durante o período de jejum da quaresma, onde os monges só poderiam ingerir Pão e água. A receita tinha como base praticamente os “mesmos ingredientes” de um pão.

Até hoje existe a festa “Starkbierfest” (festa da cerveja forte) justamente durante o período da quaresma, onde é servida a Paulaner Salvator.

Cerveja sugerida: Paulaner Salvator

Depois de toda essa historia não poderia ser outra. Com seus potentes 7,9%, de cor cobre e espuma persistente é a cerveja ideal para beber nos meses frios do ano.

Falando em cerveja alemã – Dicas

Weissbier

Falou em cerveja alemã o primeiro estilo cervejeiro que vem na cabeça de muita gente é a cerveja de trigo, afinal elas são muito populares por aqui e é a primeira “cerveja especial” de muitos apreciadores do líquido sagrado.

Com fácil acesso dessas cervejas no Brasil é legal você ir treinando como servir corretamente uma Weissbier/ Weizenbier, para desfrutar corretamente dos seus aromas e sabores. Essas cervejas apresentam líquido opaco (turvo) porque não são filtradas e os sedimentos resultantes da fermentação ficam em suspensão no líquido.

É por este motivo, inclusive que os copos Weizen são alongados, para que a turbidez da cerveja, na maioria claras, possa ser apreciada através do vidro.Atenção!!! Os copos são itens de fundamental importância na hora de degustar sua cerveja.

Você encontra nas cervejarias em Munique, mas a dica é ir direto para a Schneider Weisse.

Cerveja na Alemanha é levada bem a sério, e a seguir pequenas mas fundamentais dicas para enriquecer a sua experiência:

Deguste sua cerveja refrigerada entre 5 a 7 graus, nada de “estupidamente gelada”, hein? isso desfavorece a percepção do real sabor na hora da degustação. Copo sempre bem lavado, livre de qualquer resquício de detergente pois prejudica na formação da espuma e liberação de aroma.

Mas então, vamos ao que interessa? Passo a passo para servir a sua cerveja de trigo:

  1. Posicione o copo em uma angulação de 45° com a boca da garrafa encostando no copo e vá servindo gentilmente, lembrando de interromper o serviço e deixar dois dedos do liquido ainda na garrafa.
  2. Coloque o copo em uma superfície e com a garrafa na mão faça movimentos circulares devagar.
  3. Após isso despeje o resto da cerveja no copo e você ira perceber um liquido turvo se misturando com o resto da cerveja, formando um bonito creme e liberará um gostoso aroma que lembra notas de banana e cravo.
  4. Pronto, agora é só saborear.

Radler

“Radler”, em alemão significa CICLISTA, mas então, porque uma bebida com esse nome?? A resposta é: porque foi criada para esportistas e seus primeiros e grandes consumidores foram justamente a “galera do pedal” ⠀

A receita do “drink” surgiu na região da Baviera em 1922, Franz Xaver Kluger, que na época era dono do conceituado pub Kugler-Alm, situado no final de uma trilha, recebia sempre esportistas sedentos para se refrescarem. Para atender seus clientes, Kugler teve a ideia de misturar suco natural de limão com cerveja. Nascia assim a “cerveja” dos ciclistas. ⠀

Até hoje a bebida tem como foco ser um “ Sport drink” pois sua composição geralmente é 50% suco de alguma fruta ácida, 50% cerveja ( proporção podendo variar), o que garante também o baixo teor alcoólico ( entre 2,5-3%). ⠀⠀

Uma excelente opção para se refrescar no verão. Na região norte é chamada de “Alsterwasser”. E não se esqueça, não se trata de um estilo de cerveja, e sim uma “biermischgetränke”, ou “bebida mista com cerveja”. PROST!

Gostou das dicas sobre as cervejarias em Munique e nossas dicas? Quer saborear estas cervejas aqui com a gente? Saiba mais

Tô te esperando! Bis Bald

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 1525 6984141 (Tati)

Clica aqui pra falar com a gente

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

  • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
  • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
  • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

*Conheça também nossos passeios pela Escócia