Menu
Alemanha / Gastronomia

Doces alemães: 6 delícias para a sua viagem para a Alemanha

Doce da Alemanha - Lebkuchen
Um dos doces alemães que eu mais gosto – Käsekuchen

Doces alemães: Conheça uma seleção saborosa para rechear a sua viagem com estas delícias. Vamos lá!

1 – Lebkuchen (Nürnberger Lebkuchen)

Muito famoso nos mercados de Natal da Alemanha e outros países da Europa, ele é uma tradição que começou no século XIV. O doce alemão, parecido com o nosso pão de mel, possui diversas variações em sua receita, de acordo com a região que o produz e os ingredientes mais comuns são: farinha, açúcar, ovo, mel, nozes, gengibre, cardamomo, canela, cravo, anis e noz-moscada. Há alguns cobertos com chocolate, açúcar ou amêndoas. É um dos doces alemães de natal bem populares.

A história do Lebkuchen é muito antiga. A primeira menção é feita em Ulm, em 1296, depois se espalhou para Munique, Nuremberg, Aachen, Basel, Augsburg. A origem e o significado do seu nome são incertos.

A cidade de Nuremberg é conhecida como pioneira na fabricação do Lebkuchen, em função de sua ótima localização na rota de comercialização de especiarias. O produto possuía muita qualidade, por causa dos ingredientes especiais e frescos utilizados na sua elaboração. Ele também era aceito para pagar impostos e usado para presentear reis.

Doce da Alemanha - Lebkuchen
Doces alemães – Lebkuchen

Uma especialidade de Lebkuchen que não pode deixar de ser experimentada é Elisenlebkuchen, que leva apenas 10% de farinha e pelo menos 25% de nozes, avelãs ou amêndoas. Essa versão mais requintada, segundo uma lenda, recebeu o nome da filha de um padeiro. Elisabeth adoeceu e nenhum médico conseguia curá-la, então seu pai, conhecendo a riqueza nutritiva das especiarias, elaborou um Lebkuchen com pouca farinha e repleto desses ingredientes e conseguiu restabelecer a saúde de sua filha.

Além de provar o doce alemão, aproveite e compre Lebkuchen para presentear. Isso é muito comum por aqui. Existem vários tamanhos, formatos e podem vir armazenados em lindas latas decoradas. E posso te dar dicas de onde comprar as melhores marcas, inclusive algumas gourmet que eu adoro.

Lebkuchen gourmet.
Doces alemães: Lebkuchen gourmet em Nuremberg – São ótimas

2 – Bolo Floresta Negra

O Bolo Floresta Negra (em alemão: Schwarzwälder Kirschtorte) é um bolo feito de camadas de bolo de chocolate, chantilly, uma dose generosa de cerejas e de Kirschwasser (destilado de cereja). Ele é também conhecido em alguns países como Gateau da Floresta Negra e aqui na Alemanha o chamamos de Torta Floresta Negra. É um dos doces alemães mais famosos.

Bolo Floresta Negra
Bolo Floresta Negra – Foto Hochschwarzwald Tourismus

O bolo foi mencionado pela primeira vez por escrito em 1934, mas foi a partir de 1949 que sua popularidade cresceu rapidamente e, hoje é o bolo mais conhecido e popular da Alemanha.

As origens deste doce não são muito claras e há algumas versões, mas talvez a inspiração tenha vindo de um doce suíço, especificamente da região de Zug. A Zuger Kirschtorte (bolo de cereja Zug) foi inventado em 1915 pelo confeiteiro Heinrich Höhn. Ele se inspirou com as cerejeiras da região de Zug, com as destilarias kirsch das imediações e criou um bolo com camadas de merengue de nozes, embebido em kirsch.

3 – Streuselkuchen, a cuca alemã

O streuselkuchen é um dos doces alemães mais comuns nas padarias e supermercados da Alemanha. Ele geralmente tem cobertura de cereja, maçã, semente de papoula, cereja, ruibarbo, entre outras.

Streuselkuchen - Cuca da Alemanha
Doces alemães: Streuselkuchen – Cuca da Alemanha

No Sul do Brasil, ele é conhecido como cuca e as coberturas são diferentes, mas tão saborosas quanto às da Alemanha.

Este doce alemão pode na verdade ter nascido na Polônia e, por volta do século 19, se acredita que ele se espalhou por todas as regiões vizinhas das províncias prussianas. Inicialmente um produto de luxo, o doce alemão, após um tempo, começou a ser servido durante ações de graças, casamentos, batismos e outras celebrações e se tornou uma iguaria doméstica comum.

Doces da Alemanha – Streuselkuchen, a cuca alemã

4 – Käsekuchen

As primeiras tradições literárias conhecidas de um cheesecake vêm da Grécia Antiga. Os romanos difundiram a receita em seu império pela Europa e elas chegaram no que é hoje a Alemanha há mais de 1000 anos.

O Käsekuchen é parecido com o cheesecake americano, mas este doce alemão super popular é feito com Quark e não com cream cheese. A massa alemã fica mais leve e aqui, ele é servido puro ou com frutas, como framboesa , mirtilo, cereja, tangerina, etc.

Kasekuchen
Doces alemães: Käsekuchen

O Quark é um tipo de queijo fresco, branco, cremoso e levemente azedo, bastante popular na culinária de países de língua alemã (Alemanha, Áustria e Suíça), do norte da Europa, França, Países Baixos, Hungria, Israel, países eslavos, países bálticos, e também na culinária dos judeus

Se você quiser conhecer a Alemanha e fazer um passeio gastronômico, fala com a gente. Será um prazer provar estas delícias com vocês. Clica aqui

5 – Bienenstich

Diz a lenda que o nome “picada de abelha” vem de 1474, quando cidadãos de Linz tentaram invadir Andernach, ambas junto ao Rio Reno, mas foram recebidos por colmeias atiradas por dois padeiros na muralha da cidade. Em homenagem ao feito, um bolo de creme de baunilha ou de nata com a cobertura de amêndoas caramelizadas foi criado e nomeado. Uma outra versão diz simplesmente que o padeiro criador do bolo foi picado por uma abelha atraída pela cobertura de mel.

Doces da Alemanha
Doces alemães: Bienenstich – Receita Dr. Oetker

É um dos bolos favoritos aqui na Alemanha e seus principais ingredientes são: farinha, manteiga, açúcar, sal, ovos e leite. O recheio é feito com mistura de baunilha e pudim. A cobertura brilhante deve incluir amêndoas e mel.

6 – Kaiserschmarrn

A especialidade na verdade é austríaca e o doce ´feito com uma massa frita, tipo panquecas rasgadas em pedaços e polvilhadas com açúcar. Esta na foto acompanhada de uma compota de maçã.

Doces da Alemanha
Doces alemães: Kaiserschmarren

São muitas lendas e uma delas conta que o imperador Francisco José (Kaiser, em Alemão) estava caçando e se perdeu na floresta. Uma camponesa ofereceu-lhe um schmarrn mal cozido, para que ele não morresse de fome. Outra lenda conta o prato, criado por ocasião do casamento de Franz Joseph e Elisabeth (conhecida como Sissi) em 1854 e dedicado à nova imperatriz, foi inicialmente batizado de “Kaiserinschmarrn” pelos cozinheiros, mas depois foi nomeado ao imperador

Outros doces alemães

  • Apfelstrudel: Strudel de maçã (merece um post separado).
  • Erdbeerenkuchen: Bolo de morango.
  • Marmorkuchen: Bolo mármore.
  • Zimtschnecken: Pão de canela.
  • Krapfen ou Berliner: a bola de Berlim.
  • Sorvetes: como o famoso Spaghetti Eis.
  • Chocolates: como o Ritter Sport.

Estamos te esperando aqui na Alemanha 🙂

Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 1525 6984141 (Tati)

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

  • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
  • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
  • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

Da nossa série: doces alemães

*Conheça também nossos passeios pela Escócia